Valdileia Martins, atleta paranaense de Querência do Norte, enfrentou um revés nos Jogos Olímpicos de Paris ao não conseguir disputar a final do salto em altura neste domingo (4). A esportista, que estreava em Olimpíadas, sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo durante a eliminatória realizada na sexta-feira (2), quando igualou o recorde brasileiro da modalidade com um salto de 1,92 metros, marca estabelecida originalmente em 1989 por Orlane Maria dos Santos.
A lesão, que se manifestou logo na primeira tentativa da final, impediu Valdileia de continuar competindo. A atleta sentiu dores intensas que a impossibilitaram de usar o pé adequadamente, comprometendo sua performance.
Além da lesão, Valdileia teve que lidar com a recente perda de seu pai, Israel Martins, que faleceu aos 74 anos na última segunda-feira (29) devido a um ataque cardíaco. Apesar do luto, ela decidiu seguir competindo, mas as adversidades acabaram por impedir sua participação na final.
Mesmo sem alcançar a disputa final, a trajetória de Valdileia Martins nas Olimpíadas de Paris é um testemunho de sua determinação e coragem frente aos desafios físicos e emocionais.