Paraná vive surto de vírus respiratórios e vacinação baixa preocupa, alerta deputada

2 Min de leitura
Foto: Reprodução.

Nesta quarta-feira (25), a deputada estadual e ex-secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, publicou um vídeo em suas redes sociais fazendo um alerta importante sobre o agravamento dos casos de vírus respiratórios no Paraná. Segundo ela, a situação é crítica e exige atenção imediata da população.

Com base em conversas com equipes hospitalares e com a Regulação do Estado, Huçulak afirmou que 92% dos casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) envolvem pacientes que não estavam com a vacinação em dia, especialmente crianças afetadas pelo vírus sincicial respiratório.

“Estamos vivendo um aumento expressivo nos atendimentos, internações e até óbitos causados por vírus respiratórios”, alertou a parlamentar no vídeo. Ela também criticou a influência de discursos negacionistas que têm afastado pais e responsáveis da vacinação.

“Uma mãe, um pai que acredita, muitas vezes levado por uma questão ideológica, a não vacinar seu filho, está colocando em risco a vida dele num momento muito grave que nós estamos passando”, disse Márcia.

O Governo do Paraná já declarou estado de alerta em razão do aumento de casos, e as autoridades de saúde reforçam a necessidade de que a população atualize o esquema vacinal, sobretudo entre crianças e idosos.

Vacina não é ideologia, é proteção”, afirmou Huçulak. Ela ainda lembrou que os imunizantes estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde e que vacinar é um ato de amor, cuidado e responsabilidade coletiva.

A deputada finalizou a mensagem com um apelo direto: “Vacinar é viver.”

Compartilhe o artigo