Paraná terá mudança no tempo com alertas de tempestades e queda de temperatura

3 Min de leitura
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Paraná deve enfrentar uma virada nas condições climáticas a partir desta quinta-feira (4), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar). A mudança será mais intensa no sul do estado, com registros de instabilidade e queda acentuada nas temperaturas nos próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu dois alertas que abrangem grande parte do Paraná. O primeiro aponta para o perigo potencial de tempestades entre quinta (4) e sexta-feira (5), enquanto o segundo prevê declínio de temperatura ao longo do fim de semana.

Na quinta-feira, as chuvas devem se concentrar nas regiões próximas à divisa com Santa Catarina, principalmente no período da tarde e noite. Há possibilidade de pancadas isoladas mais fortes no oeste e sudoeste. Durante a manhã, os termômetros marcam mínimas acima de 10 °C em todo o estado, mas as temperaturas podem subir até 33 °C no norte e noroeste. O Simepar prevê ainda rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.

Na sexta-feira, o avanço de uma frente fria aumenta a cobertura de nuvens em todas as regiões. As mínimas podem cair para 5 °C no centro-sul e sudoeste até o final do dia. Novas chuvas e tempestades isoladas são esperadas na metade sul, enquanto o norte deve permanecer mais quente.

O fim de semana será marcado por instabilidade e frio, com amanheceres próximos dos 6 °C na metade sul no sábado (6). Segundo o Simepar, as chuvas esparsas devem atingir principalmente o noroeste e o norte, enquanto o centro-sul, os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba terão temperaturas baixas e pouca variação ao longo do dia.

De acordo com o Inmet, a precipitação pode chegar a 50 milímetros por dia e os ventos alcançar 60 km/h, com risco de queda de granizo. O alerta de tempestades é válido entre 10h de quinta (4) e 10h de sexta (5). Já o aviso de queda de temperatura indica redução de até 5 °C entre sexta (5) e domingo (7).

 

Compartilhe o artigo