A passagem de uma frente fria pelo Paraná nesta segunda-feira (23) está provocando mudanças significativas no tempo em todas as regiões do estado. De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, o início da manhã já foi marcado por instabilidade atmosférica, com chuvas atingindo desde o Noroeste até o Centro-Sul e o Sudoeste paranaense. Nas próximas horas, as áreas de chuva avançam também sobre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral.
Ainda durante o final da manhã e início da tarde, a instabilidade deve alcançar o Norte Pioneiro, com possibilidade de pancadas de chuva e até alguns temporais isolados. Outro alerta importante para este período é a ocorrência de rajadas de vento vindas do quadrante norte, antecipando a chegada da frente fria.
Com a passagem do sistema, uma massa de ar polar avança sobre o estado, trazendo uma queda acentuada nas temperaturas. Já a partir da tarde desta segunda-feira, regiões próximas à fronteira com Santa Catarina devem registrar temperaturas abaixo dos 10°C. Durante a noite, os termômetros podem chegar próximos de 0°C em municípios como Palma, General Carneiro e Pato Branco.
Na Região Metropolitana de Curitiba e na capital, a expectativa é de mínimas entre 7°C e 8°C ao final da noite, com sensação térmica ainda mais baixa, podendo chegar a 3°C ou 4°C, devido aos ventos de oeste e sul.
A madrugada de terça-feira (24) promete temperaturas negativas em diversas regiões do estado. Segundo Furlan, municípios do Centro-Sul, como Guarapuava, Pinhão e Palmas, podem enfrentar mínimas de até -3°C, com possibilidade de chegar a -5°C em áreas isoladas. A previsão indica também a formação de geada branca em várias regiões, como Oeste, Sudoeste, Centro, Sul, Sudeste e até na Região Metropolitana de Curitiba.
Um alerta especial foi feito para a possibilidade da formação de geada negra, especialmente no Centro-Sul paranaense. Esse fenômeno ocorre quando o frio intenso, aliado a ventos fortes e baixa umidade, provoca o congelamento da seiva das plantas, causando necrose e escurecimento das lavouras, com risco de perda total das plantações.
Em Curitiba, existe chance de geada localizada, principalmente nos bairros mais ao sul da cidade e em municípios vizinhos como Lapa e Balsa Nova, onde os termômetros podem registrar até -2°C.
A terça-feira (24) será de sol, porém com temperaturas máximas muito baixas em todo o estado. Na Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas devem ficar entre 10°C e 11°C durante a tarde. No extremo sul, em cidades como Palmas e General Carneiro, os termômetros podem marcar menos de 10°C. Até o Norte do estado, em locais como Apucarana, Maringá e Paranavaí, a manhã promete temperaturas próximas de 0°C, com formação de geada em áreas pontuais.
Na quarta-feira (25), o frio segue intenso, mas com menor força em comparação ao dia anterior. As mínimas podem chegar a -2°C no Centro-Sul e Sudoeste, e a 0°C ou 1°C na Região Metropolitana de Curitiba e outras áreas do interior.
A partir da tarde de quarta-feira, o Simepar prevê o retorno de novas instabilidades, com pancadas de chuva e temporais localizados que devem se estender até sábado (28). Os acumulados de chuva podem chegar a até 80 milímetros em pontos isolados do Oeste e Sudoeste. Já para o fim de semana, a expectativa é de uma nova queda de temperatura, com possibilidade de geada mais uma vez nas regiões do Sul paranaense.







