Com apenas dois dias restantes para o encerramento do prazo de registro de candidaturas para as eleições municipais de outubro, o Paraná já contabiliza mais de 20 mil candidatos entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), obtidos por meio do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand). A expectativa é que esse número continue crescendo de forma expressiva até o final do prazo.
Na capital Curitiba, oito dos nove candidatos a prefeito já oficializaram suas candidaturas, junto com seus respectivos vices. A única candidata que ainda não fez o registro é Cristina Graeml, que enfrenta desentendimentos internos com o seu partido, o PMB, podendo, inclusive, ficar de fora da disputa eleitoral.
Além disso, Curitiba já soma 655 candidaturas para o cargo de vereador, número que também deve aumentar nos próximos dias. O prazo final para o registro de candidaturas se encerra na quinta-feira, 15 de agosto, e até lá, espera-se um aumento expressivo no total de postulantes.
Nos últimos anos, o número de candidatos nas eleições municipais no Paraná tem variado. Em 2020, o estado registrou 37.054 candidatos, sendo 1.352 para prefeito e 34.329 para vereador. Comparando com as eleições de 2016, foram 31.320 candidatos, dos quais 1.096 para prefeito e 29.109 para vereador. Em 2012, o número foi semelhante, com 31.490 registros, incluindo 1.069 candidatos a prefeito e 29.317 a vereador.
Com a proximidade do fim do prazo, as siglas partidárias intensificam seus esforços para garantir a participação de seus candidatos, o que deverá resultar em um aumento considerável no número de inscritos até o último momento.