O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) recebeu uma nova sequência alfanumérica de placas veiculares, liberada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para atender às necessidades do estado pelos próximos dois anos. As novas séries de placas vão de TAI a TAZ e de TBA a TBZ, somando um total de 439.956 unidades disponíveis para registro.
Em 2024, de janeiro a maio, o Paraná realizou 108.487 emplacamentos de veículos, com uma média mensal de 21 mil registros. Desse total, 102.241 emplacamentos foram feitos presencialmente e 6.606 de forma online. “Com as novas placas estamos garantindo que mais veículos possam ser registrados no Paraná. A nova série está projetada para atender nossas necessidades pelos próximos dois anos”, destacou o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.
Os cidadãos que desejarem escolher a combinação de suas placas poderão fazê-lo mediante um pagamento adicional de R$ 150,00, serviço exclusivo para carros zero quilômetros. Os recursos arrecadados serão destinados ao desenvolvimento de projetos sociais no estado. Para aqueles que não optarem pela escolha dos dígitos, as placas serão emitidas conforme a ordem sequencial do cadastro do Detran.
A história das sequências de placas veiculares no Paraná começou em 1990, quando o estado foi o primeiro a ser contemplado com a sequência AAA-0001 à BEZ-9999, que durou 30 anos. Em 2020, devido à alta demanda, foi autorizada a subsequência RHA-0001 à RHZ-9999, com cerca de 250 mil placas. A última sequência de placas recebida pelo Detran-PR foi em 2022, abrangendo a série SDP-0A01 à SFO-9J99, equivalente a 519.948 unidades.
Desde junho de 2023, o Paraná implementou o emplacamento 100% online para veículos novos, uma iniciativa pioneira no Brasil que oferece mais agilidade e economia aos cidadãos, reduzindo o custo do processo em 17% ao eliminar a necessidade de vistoria.
Para realizar o emplacamento online, o proprietário do veículo deve iniciar o processo com a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) emitida na compra do carro, no portal do Detran-PR ou no aplicativo Detran Inteligente. Após inserir as informações da NFe, documento de identificação e uma foto, uma notificação com a liberação da guia de pagamento é enviada por e-mail. Com o pagamento efetuado, são liberados a autorização de estampagem de placa, o CRLV-e (documento para circulação) e o código de segurança. O proprietário pode então procurar uma estampadora de placa credenciada pelo Detran-PR para finalizar o processo.