Paraná foi o segundo estado que mais apreendeu drogas em 2024

2 Min de leitura

O Paraná tem se consolidado como um dos estados mais eficientes no combate ao tráfico de drogas no Brasil. Entre janeiro e novembro de 2024, as forças de segurança do estado apreenderam 444 toneladas de entorpecentes, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Este é o segundo maior volume do país, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul, que contabilizou 534 toneladas no mesmo período.

Com uma média impressionante de 1,3 tonelada de drogas retirada de circulação por dia, o Paraná foi responsável por um terço do total de apreensões realizadas em todo o Brasil, que atingiu 1.400 toneladas nos primeiros 11 meses do ano. O número também representa um aumento de 11,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando 397 toneladas foram interceptadas, superando, inclusive, o total de apreensões do ano passado, que somou 435 toneladas.

Além do expressivo volume de drogas retiradas de circulação, o estado atingiu outro marco relevante: o menor número de homicídios dolosos desde 2017, quando o registro desse tipo de crime passou a ser inserido no Sistema de Informação de Mortalidade por Exame de Polícia (Sismep). Esses resultados refletem o esforço conjunto das forças de segurança do Paraná e reforçam o compromisso do estado em combater o crime e garantir a segurança da população.

Compartilhe o artigo