Paraná deve ter virada no clima: de 35°C para 3°C em poucos dias

2 Min de leitura
Foto: Leonardo Furlan / Simepar

Após dias de calor intenso e temperaturas próximas aos 35°C em algumas regiões, os paranaenses devem se preparar para a volta do frio nos próximos dias. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o mês de agosto terminará gelado em diversas cidades do estado, com possibilidade de geada em algumas regiões.

A mudança está prevista para ocorrer entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Nesse período, municípios como General Carneiro e Palmas devem registrar mínimas de até 3°C. Em Curitiba, os termômetros podem marcar 6°C nas primeiras horas do dia, trazendo novamente a sensação típica do inverno.

O Simepar alerta que as cidades podem amanhecer cobertas de branco, resultado das geadas previstas. O fenômeno deve ocorrer pouco antes do fim do inverno, que se encerra em 22 de setembro, às 15h19. Até lá, novas ondas de frio ainda podem atingir o Paraná.

Antes da chegada do frio, no entanto, os paranaenses ainda vão enfrentar dias quentes. A formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai, Norte da Argentina e Rio Grande do Sul deve provocar ventos fortes e elevar as temperaturas nesta sexta-feira (22) e sábado (23). Em regiões do Norte e Noroeste, os termômetros podem novamente atingir cerca de 35°C.

Assim, o estado se prepara para uma verdadeira montanha-russa climática: de calor intenso a dias gelados com chance de geada, reforçando as variações típicas do inverno paranaense.

 

Compartilhe o artigo