Conecte-se conosco

Notícias

Papagaios feridos com tempestade são resgatados e encaminhados para tratamento no Paraná

Publicado

em

Cerca de 58 papagaios de espécie nativa serão encaminhados nesta terça-feira (1º) para tratamento veterinário em Centros de Apoio à Fauna Silvestre parceiros do Instituto Água e Terra (IAT). Elas estão machucadas em decorrência da tempestade que atingiu a região de Paranavaí, no Noroeste do Estado, no último final de semana.

A ação ocorreu em uma área rural de Santa Mônica, no distrito de Paranavaí, e contou com o apoio da Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb). As aves estavam em áreas de dormitório, ou seja, onde comumente passam a noite, sendo a maioria espécies de papagaios e um falcão.

“Os animais foram prontamente resgatados pelos moradores locais que acionaram as equipes do IAT e da Força Verde. De imediato foram repassadas orientações para que mantivessem os animais protegidos da chuva e, na medidas do possível, aquecidos”, afirmou a bióloga e chefe do Setor de Fauna do IAT, Paula Vidolin.

No total, 60 aves não tiveram ferimentos e conseguiram voar depois de secas e aquecidas, retornando à natureza. Das 58 vivas e com ferimentos, 30 serão encaminhadas para atendimento veterinário especializado em Londrina e outras 28 em Guarapuava, que também irá receber os 70 animais que morreram, sendo 58 papagaios, 11 pombas e um gavião.

“Nossa equipe encontrou muitos animais já sem vida que serão encaminhadas para um laboratório a fim de realizar pesquisas. Estamos fazendo o máximo possível para que as aves que sobreviveram se recuperem e voltem ao seu habitat natural”, afirmou o chefe regional do IAT em Paranavaí, Hélio Vasconselos.

Publicidade