O papa Leão XIV anunciou nesta sexta-feira (13) que a canonização de Carlo Acutis, jovem ítalo-britânico conhecido como “padroeiro da internet”, acontecerá no dia 7 de setembro. A cerimônia estava inicialmente marcada para abril, mas foi adiada devido à morte do papa Francisco.
Carlo Acutis faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Em 2020, foi beatificado após o Vaticano reconhecer um milagre atribuído a ele no Brasil: a cura de uma criança em Campo Grande (MS), após tocar em um tecido com sangue do jovem, levado ao país pelo padre Marcelo Tenório. O episódio ocorreu durante uma missa na Paróquia São Sebastião.
Em maio deste ano, o papa Francisco reconheceu um segundo milagre de Acutis, relacionado à recuperação de Valeria, uma jovem da Costa Rica que, após sofrer um grave acidente de bicicleta, foi curada dias depois de sua mãe rezar diante do túmulo do beato, na Itália.
Carlo Acutis cresceu em uma família abastada de Milão, mas desde a infância demonstrava sensibilidade social. Aos nove anos, já distribuía roupas, alimentos e cobertores para pessoas em situação de rua. Sua canonização o tornará o primeiro santo da geração millenial reconhecido pela Igreja Católica.
Na mesma data, 7 de setembro, também está prevista a canonização de Pier Giorgio Frassati, jovem leigo nascido em 1901, que dedicou sua vida a causas sociais e religiosas antes de falecer em 1925, aos 24 anos. Além deles, o papa Leão XIV definiu o dia 19 de outubro para a canonização de outros sete beatos.
Tem uma denúncia, flagrou uma situação inusitada ou quer mostrar algo incrível da sua região?
Fale com a redação do XV Curitiba pelo WhatsApp:
(41) 98764-2955 📲
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique sempre bem informado sobre tudo o que acontece em Curitiba!