Papa Francisco sofre agravamento respiratório e segue internado em Roma

2 Min de leitura
Foto: © Vatican Media/Divulgação

O Vaticano divulgou um novo boletim médico sobre a saúde do papa Francisco nesta sexta-feira (28). Segundo a Santa Sé, o pontífice apresentou um ataque isolado de broncoespasmo, o que levou a um episódio de vômitos por inalação e agravamento do quadro respiratório. Ele foi submetido a uma broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva, apresentando boa resposta nas trocas gasosas. Apesar disso, seu prognóstico segue reservado.

O líder religioso está internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Na noite de quinta-feira (27), um boletim médico já havia informado que Francisco continua recebendo oxigênio e que são necessários mais dias de estabilidade clínica para definir um prognóstico mais claro. Mais cedo, o Vaticano afirmou que ele passou uma noite tranquila e recebeu a Eucaristia pela manhã.

Diante da situação, a audiência do Jubileu, programada para sábado (1º), foi cancelada. Na última semana, o papa chegou a enfrentar crises respiratórias durante a internação, o que exigiu a administração de oxigênio extra. Enquanto isso, fiéis mexicanos permanecem reunidos em frente ao hospital, manifestando apoio e orações pela recuperação do pontífice.

Mesmo hospitalizado, Francisco segue sendo informado sobre as iniciativas de oração organizadas por sua recuperação. De acordo com o Vaticano, seu humor permanece bom e ele tem permanecido na poltrona ao longo do tratamento.

 

Compartilhe o artigo