Neste domingo (11), o Papa Francisco expressou suas condolências e orou pelas vítimas do trágico acidente aéreo que ocorreu na última sexta-feira (9), em Vinhedo, São Paulo. A queda do avião da Voepass Linhas Aéreas, que fazia o voo 2283 com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, resultou na morte de 62 pessoas, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes.
Durante sua tradicional bênção dominical na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa mencionou o acidente, pedindo orações pelas vítimas e seus familiares. “Rezemos também pelas vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido no Brasil”, disse o Pontífice, dirigindo suas palavras a uma multidão de fiéis.
O Vaticano emitiu uma nota oficial, na qual se solidariza com os familiares das vítimas e destaca que, entre os mortos, havia quatro pessoas com dupla cidadania: três venezuelanos e uma portuguesa. A nota ainda relembra que este é o mais grave acidente aéreo no Brasil desde 2007, quando uma aeronave da TAM Linhas Aéreas não conseguiu pousar no Aeroporto de Congonhas e colidiu com um prédio, resultando em 199 mortes.
Enquanto isso, as investigações sobre a causa do acidente em Vinhedo continuam. As duas caixas-pretas da aeronave foram recuperadas e estão sendo analisadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB). Em entrevista coletiva neste domingo, o brigadeiro do ar Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, informou que os dados de voz e do voo estão preservados e já foram acessados pelos investigadores, que agora trabalham para entender as circunstâncias que levaram à tragédia.