Capa – Cred Robson Loureiro
A Céu Vermelho, através da Cia. do Abração, apresenta o espetáculo premiado “O Mágico de Oss Paraná”, que compõem as atividades de 2024 da segunda edição do Crianças no Teatro, programa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Palco Paraná, que tem como objetivo levar a arte cênica de forma gratuita para um público de 6 a 12 anos de várias cidades. São 64 apresentações, que estão percorrendo quatro cidades desde final de fevereiro até o dia 29 de maio.
Após o sucesso em Curitiba e São José dos Pinhais, o projeto chega a Antonina. As apresentações iniciam na terça (21.05) e seguem até sexta (24.05) no Theatro Municipal (R: Dr. Carlos Gomes da Costa,266). Serão oito sessões, sempre às 9h30 e 14h30. A iniciativa vai atender crianças das escolas da rede municipal de ensino das cidades de Morretes e de Antonina, além de promover uma preleção mediada para introduzir as crianças ao espetáculo e incentivar a formação de plateia. A edição chega com novidades! No dia 24, a sessão da manhã terá tradução em libras para promover acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva. Após Antonina, o projeto segue com apresentações, encerrando a longa temporada em Paranaguá (Teatro Raquel Costa, de 27 a 29 de maio).
O projeto é inédito nesse formato no Paraná. Ele conta com apoio da Audi Brasil e tem como objetivo descentralizar as ações culturais e trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas.
A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães comenta que Teatro é a arte do encontro. E, encontrar-se desta forma, através do tetaro, com as crianças e educadores, é apostar na abertura do campo sensível e imaginativo da experiência estética e do fazer poético. “Este projeto é essencial para que cada vez mais a arte esteja presente na vida das pessoas. As escolas estão tendo a experiência de assistir um espetáculo em palcos importantes de nosso Estado. Democratizar a arte, dando acesso a plateias que comumente não assistem teatro, em grandes palcos, é uma ação de política cultural pública de suma importância. É uma grande alegria e prazer proporcionar a convivência criativa”, comenta Letícia.
É com grande satisfação que recebemos em Antonina a 2ª Edição do Projeto Crianças no Teatro, trazendo o espetáculo ‘O Mágico de Oss Paraná’ para as escolas da rede municipal de ensino. Esta ação não apenas enriquece a oferta cultural da nossa cidade, mas também desempenha um papel fundamental na formação educacional e cultural das crianças da região. O teatro tem o poder único de estimular a imaginação, promover a empatia e transmitir valores essenciais. Ao assistir a peças como esta, os alunos não apenas se divertem, mas também aprendem lições valiosas sobre identidade, coragem, virtudes e etc. Além disso, proporcionar acesso gratuito a espetáculos de qualidade é uma forma de democratizar a cultura e garantir que todas as crianças, independentemente de sua origem ou condição financeira, tenham a oportunidade de vivenciar a magia do teatro. Agradecemos à Céu Vermelho, à Cia. do Abração e a todos os envolvidos neste projeto por seu compromisso em levar a arte para além dos limites dos grandes centros urbanos e por enriquecer a vida cultural de nossa comunidade. Estamos ansiosos para receber as apresentações de ‘O Mágico de Oss Paraná’ e ver o impacto positivo que elas terão em nossos pequenos espectadores”, comenta Thiago Afonso de Souza, secretário municipal de cultura, turismo e patrimônio histórico.