Nesta segunda-feira (1º), o padre Joaquim Parron será homenageado com o título de Cidadão Honorário do Paraná, em reconhecimento ao seu trabalho religioso e ações sociais, como o Movimento SOS Vila Torres. A homenagem ocorrerá às 14h30, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), proposta pela deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT).
Chegado a Curitiba em 1980, padre Parron desenvolveu diversas ações sociais, destacando-se na criação do Movimento SOS Vila Torres, que, durante a pandemia de covid-19, apoiou pessoas afetadas pelo isolamento social. Atualmente, o movimento, renomeado para SOS Combate à Fome, distribui cerca de 2 mil cestas básicas por mês em sete comunidades de Curitiba, além de promover programas de capacitação e encaminhamento ao emprego.
Padre Parron é formado em Filosofia e Teologia, com doutorado em Ética Social pela The Catholic University of America e mestrado em Educação pela PUCPR. Ele também é professor de Ética no Seminário Claretiano e reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória.