Ad image

Otorrino em Curitiba explica sobre o Câncer de Garganta

Dr. Paulo Mendes Jr
3 Min Read
otorrino em curitiba explica cancer de garganta em
otorrino em curitiba explica cancer de garganta em

Dr. Paulo Mendes Jr é médico otorrinolarinologista do Hospital IPO em Curitiba, explicará sobre o câncer de garganta:

 

Vocês já ouviram falar que o hábito de fumar seja o cigarro/narguile/cigarro eletrônico associado ou nāo ao consumo de bebidas alcóolicas sāo ruins para a garganta, correto? Sim, além de ocasionar irritações na garganta que causam dor, sensaçāo de algo preso na garganta podem até provocar o temido câncer de garganta.

A regiāo que acontece o câncer de garganta é normalmente conhecido como regiāo da orofaringe. Esta regiāo anatômica inclui a regiāo que inclui a toda a boca, lingua, trás da língua, as amigdalas, faringe, a epiglote e também as cordas vocais.

Sintomas do CÂNCER DE GARGANTA

Os sintomas de câncer de garganta variam de pessoa para pessoa. Porém, os sintomas iniciais mais comuns são:

  • Mudanças na voz (como se tivesse uma "batata na garganta”);
  • Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta;
  • Irritação da garganta que não passa
  • Nódulo ou caroço no pescoço;
  • Dificuldade para respirar;
  • Perda de peso inexplicável.
  •  

FATORES DE RISCO PARA OCORRER O CÂNCER DE GARGANTA

E os FATORES DE RISCO para o câncer de garganta sāo:

Fumo: ainda é o principal fator de risco para o câncer de garganta.

Álcool: sozinho, o consumo de bebidas alcoólicas já é um fator de risco importante, particularmente entre os chamados bebedores pesados. Combinado com o fumo, o risco se multiplica.

Idade: pode ocorrer em qualquer idade e o risco aumenta com o passar dos anos. Até recentemente, metade dos pacientes tinha mais de 65 anos. Nos últimos anos, tem se observado muitos casos em pacientes mais jovens, que não bebem e não fumam, mas geralmente associados a infecção pelo vírus do HPV.

Sexo oral e HPV: o papilomavírus humano (HPV), que mais parece uma verruguinha na regiao de boca e garganta que pode ser transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, é uma das causas da doença. Por isso, é importante utilizar preservativo, inclusive durante a prática de sexo oral.

Em caso de sintomas suspeitos de câncer de garganta, é preciso procurar um otorrinolaringologista ou um cirurgião de cabeça e pescoço em Curitiba

Share this Article
Follow:
Médico Otorrinolaringologista do Centro de Rinite e Alergia do Hospital Ipo de Curitiba; Formação em Medicina pela (PUC – PR); Residência Médica em Otorrinolaringologia pelo Hospital Santa Marcelina/ São Paulo; Membro da ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial; Pós Graduação em Medicina do Trabalho (PUC- PR); Palestrante na área da Otorrinolaringologia em cursos e congressos como também muito atuante nas mídias digitas e nas tradicionais com entrevistas para TV/ jornais/ Revistas.