Morreu nesta terça-feira, aos 85 anos, Otacílio Gonçalves da Silva Júnior, conhecido no meio do futebol como Chapinha. Com uma carreira de mais de duas décadas como treinador, ele marcou passagem por grandes clubes brasileiros, teve destaque no futebol paranaense e integrou comissões técnicas da Seleção Brasileira no início dos anos 1990.
Natural do Rio Grande do Sul, Otacílio participou das comissões do Internacional tricampeão brasileiro na década de 1970. Como técnico, conquistou o Campeonato Gaúcho pelo Inter em 1984 e voltou a levantar o título estadual em 1988, desta vez à frente do Grêmio, comandando um elenco que ficou conhecido como “Grêmio Show”, com jogadores como Bonamigo, Cuca, Cristóvão e Valdo.
No Paraná, viveu um dos momentos mais marcantes da carreira ao dirigir o time que garantiu o acesso do Paraná Clube à elite do futebol nacional em 1992, quando o clube conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Também treinou Atlético Mineiro, Atlético-PR, Palmeiras, Coritiba, Portuguesa, Santa Cruz e clubes do futebol japonês.
Depois da carreira à beira do campo, Otacílio atuou como comentarista esportivo na Rádio Guaíba, onde também participou de coberturas marcantes como as finais da Libertadores e do Mundial de 2006 envolvendo o Internacional.
O Athletico Paranaense lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Otacílio Gonçalves, nesta terça-feira, aos 85 anos.
Ao longo de mais de 30 anos, “Chapinha” construiu uma carreira vitoriosa como treinador. No Furacão, comandou a equipe no título do Campeonato Paranaense de… pic.twitter.com/9XjGS752k0
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) November 18, 2025





