Ad image

‘Os Olhos de Cabul’, destaque do Festival de Cannes 2019, estreia nas plataformas digitais na quarta-feira (8)

Felipe Almeida
3 Min Read

Na próxima quarta-feira (8), a Vitrine Filmes lança a animação "Os Olhos de Cabul" nas plataformas digitais (Net Now, Apple TV, YouTube Filmes, Vivo Play, Google Play e Sky Play), produção que teve sua estreia mundial no Festival de Cannes (2019), na mostra Un Certain Regard, e venceu o prêmio Gan Foundation Award for Distribution, no Festival de Cinema de Animação de Annecy (2019).

A animação, dirigida pelas francesas Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévelle, narra a história de Zunaira e Mohsen, um casal jovem e apaixonado, que vive numa Cabul sob o regime do grupo radical islâmico Talibã. Apesar de toda a violência e miséria diária, eles alimentam a esperança de um futuro melhor. Ela, uma pintora liberal na arte e na personalidade, vê sua liberdade completamente retirada ao ter que se enquadrar às regras do regime. Ele, um professor universitário que foi obrigado a deixar seu cargo após a destruição da Universidade de Cabul, também sofre ao ser submetido às ordens machistas para manter-se dentro do esperado pela sociedade ao qual faz parte.

Paralelamente, o longa também acompanha a jornada de Atiq e Mussarat, um casal mais velho que se adaptou ao sistema como forma de sobrevivência. Ele é carcereiro de uma prisão destinada a mulheres condenadas à execução e aliado do Talibã. Apesar de questionar-se sobre as atitudes que toma, ele cede frequentemente à pressão do regime por medo. Mussarat, sua esposa, que está com uma doença terminal, luta entre manter-se viva, sustentar seu casamento e cumprir o papel de companheira submissa, estabelecido pelas regras do radicalismo.

O filme é uma adaptação do livro ‘As Andorinhas de Cabul’, de Yasmina Khadra, e costura a história dos quatro personagens e traz à tona o quanto o regime político influencia a vida de todos, sem exceção.

"Os Olhos de Cabul" é a primeira estreia da Vitrine Filmes, após a suspensão dos cinemas, realizada prioritariamente no ambiente digital. O lançamento, feito primeiro em parceria com o Cinema Virtual, plataforma de aluguel de filmes criada com o intuito de minimizar o impacto da COVID-19 no setor de exibição, chega agora as plataformas de TVOD (Transactional Video on Demand). Os valores da locação variam de acordo com a plataforma.

“Desde que os cinemas fecharam, em março, ficamos preocupados com as atividades do setor audiovisual. Poder lançar um filme com o selo de Cannes, como ‘Os Olhos de Cabul’, durante este período traz satisfação para a Vitrine. Estamos oferecendo para o nosso público uma animação de excelente qualidade, premiada em grandes festivais do mundo”, comenta Felipe Lopes, Diretor da distribuidora.

Share this Article
Posted by Felipe Almeida
Follow:
O Stereo Pop é um blog, criado pelo comunicador Felipe Almeida, que reúne tudo sobre filmes, séries, música, um pouco de games e o universo pop em geral, com uma linguagem despojada e informativa.