fbpx Os maiores lideres da direita brasileira já moraram em Curitiba | XV Curitiba
Conecte-se conosco

Notícias

Os maiores lideres da direita brasileira já moraram em Curitiba

Publicado

em

Curitiba ficou conhecida como a capital da Operação Lava Jato e também por ter tido uma votação extremamente expressiva para o presidente Jair Bolsonaro e representantes de direita. Alguns lideres da direita brasileira moraram ou ainda moram em Curitiba, veja quem são:

Luiz Carlos Alborghetti (1945-2009), jornalista policial e ex-deputado estadual no Paraná, é hoje um “mito” nas redes sociais graças aos vídeos e áudios que registraram para a posteridade o estilo desbocado, polêmico e hilariante com que ele combatia a bandidagem no Brasil.

Pouca gente sabe, no entanto, que Alborghetti não só já exaltava em 2006 o juiz federal Sergio Moro, que se tornaria em 2014 um herói nacional no comando da Operação Lava Jato, como também previa que ele prenderia a ‘quadrilha do PT’.

Editei um vídeo especial com trechos de três programas – o Superpop, de Luciana Gimenez, e mais dois de rádio – em que Alborghetti mostrava o seu desejo de que Moro, “reserva moral” do país, um dia virasse ministro da Justiça ou até presidente da República.

Neto de Alborghetti é pré candidato a vereador de Curitiba

Sergio Moro

Sérgio Moro (1972) é um juiz brasileiro da 13ª Vara Federal que se notabilizou por comandar a maior investigação contra a corrução no Brasil, a Operação Lava Jato. Sérgio Fernando Moro (1972) nasceu em Maringá, no Paraná, no dia 1 de agosto de 1972.

Operação Lava Jato

Sérgio Moro, juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, chegou ao momento de maior destaque em sua carreira quando no dia 11 de julho de 2013, autorizou a escuta telefônica de um doleiro. Era o início de uma sucessão de denúncias e delações que levou o juiz a desbaratar o maior esquema de corrução da história do Brasil, a Operação Lava Jato.

Atualmente Sergio Moro é ministro da justiça do presidente Jair Bolsonaro, assim como previu Alborghetti em 2006

Olavo de Carvalho

O filósofo Olavo de Carvalho tem grandes ligações com Curitiba. No início da década passada, Carvalho ministrava cursos na Associação Comercial do Paraná (ACP) e chegou inclusive a morar na capital paranaense por um período de tempo.

Na época, gente próxima ao governador Roberto Requião (MDB) levantou a hipótese de que a permanência de Carvalho em Curitiba seria parte de um estratagema criado para desestabilizar o governo “bolivariano” de Requião. Na tese palaciana da época, não se sabe quem estaria financiado a artimanha? Jaime Lerner?

O fato é que mesmo depois de deixar Curitiba (hoje Carvalho mora nos Estados Unidos) o polemista conseguiu arregimentar muitos seguidores na cidade. Em mais de uma oportunidade, o filósofo diz que os estudantes curitibanos e paranaenses estão entre os melhores do Brasil. Um Instituto Olavo de Carvalho chegou a funcionar na Visconde do Rio Branco por um período. Mais recentemente, alunos de Carvalho passaram a assumir como colunistas e na redação da Gazeta do Povo.

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy
Publicidade