O deputado federal Gustavo Fruet e o deputado estadual Goura , do PDT Paraná, solicitaram aos Correios, por meio de ofício conjunto encaminhado ao presidente da empresa, Floriano Peixoto Vieira Neto, no dia 9 de abril, a criação de uma tarifa reduzida para o envio de Sedex (Serviço de Encomenda Expressa Nacional) às unidades penitenciárias durante o período de isolamento social necessário à contenção da covid-19.
Assim como tem ocorrido em todo o Brasil, o Departamento Penitenciário do Paraná tem restringido o acesso aos presos. As visitas de familiares foram suspensas bem como a entrega de sacolas com alimentos e produtos de higiene. A instrução é para que as famílias façam o envio de tais produtos via Sedex.
“Ocorre que, em geral, são pessoas muito pobres e as tarifas de Sedex excedem a capacidade financeira das famílias”, argumentam os parlamentares ao solicitar a criação de tarifa reduzida especial para envios de Sedex às unidades prisionais de todo país enquanto durar as restrições aos presos necessárias ao isolamento social.