Integrantes de uma quadrilha suspeita de envolvimento num esquema milionário de fraude contra Copel são alvos de uma operação deflagrada nesta terça-feira (10) pela Polícia Civil do Paraná.
Desde as 6h policiais cumprem dois mandados de prisão temporária (5 dias), um de prisão domiciliar e quatro de busca e apreensão em Ipiranga, região dos Campos Gerais.
Os alvos desta operação, batizada
como "Causa Ganha", são advogados e peritos suspeitos de fraudar ações judiciais — por isso o nome da ação policial.
A fraude envolvia ações indenizatórias ajuizadas por fumicultores contra a Copel, em virtude da má prestação do serviço, neste caso a queda de luz, que acabaria provocando a perda do fumo no processo de secagem.
Após a suspeita de fraudes, a Copel procurou a polícia e foi apurado que o crime ocorria pelos menos desde 2015.
Pelo menos R$ 1 milhão foi comprovadamente desviado pelo trio, mas a investigação apura a participação dos suspeitos em outras centenas de ações podendo chegar a mais R$ 9 milhões de prejuízo para Companhia de Energia Elétrica do Paraná.
A investigação foi conduzida pela delegacia Ipiranga, com apoio do Núcleo de Repressão dos Crimes Econômicos (Nurce), da Polícia Civil do Paraná.
Mais informações serão repassadas em entrevista coletiva as 11h na sede da 13 Subdivisão da Polícia Civil na cidade de Ponta Grossa.
Foto: Divulgação/ Copel