Onda de calor se intensifica em Curitiba e pode bater recordes

3 Min de leitura
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Os próximos dias prometem ser de calor intenso na Região Metropolitana de Curitiba, com previsões indicando um aumento significativo das temperaturas. Segundo o Climatempo, uma nova onda de calor se instala na sexta-feira, 28, véspera de Carnaval, trazendo temperaturas entre 5ºC e 7ºC acima da média para esta época do ano.

O fenômeno também afetará outras regiões do país. Capitais como São Paulo e Porto Alegre devem registrar temperaturas extremamente elevadas, podendo estabelecer novos recordes do verão.

Ondas de calor sucessivas

Essa será a quinta onda de calor do ano, e sua influência deve se estender até o dia 5 de março. Até agora, três episódios de calor extremo atingiram especialmente o Sul do Brasil, enquanto outra onda anterior elevou as temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste. Dessa vez, a nova onda deve afetar também parte do Centro-Sul do país.

Calor intenso no Paraná

O Simepar aponta que, já nesta quarta-feira, 26, os termômetros subirão consideravelmente no Paraná. Em diversas cidades, os registros ficarão na casa dos 30ºC, podendo atingir valores próximos a 37ºC em regiões mais quentes. Em Curitiba, a temperatura deve chegar a 29ºC, com predomínio de sol. Apesar do calor, chuvas passageiras e tempestades isoladas podem ocorrer em algumas áreas do estado.

Expectativas para março

Com o enfraquecimento progressivo do fenômeno La Niña, as condições climáticas tendem a se estabilizar ao longo de março. Entretanto, até o dia 10, o calor continuará intenso, especialmente no Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina e norte e oeste do Paraná. Esse calor excessivo pode contribuir para chuvas intensas localizadas, algumas acompanhadas de tempestades e queda de granizo.

Na segunda metade do mês, a tendência é de maior equilíbrio térmico, com o retorno de massas de ar frio mais frequentes. Apesar disso, a distribuição das chuvas deve continuar irregular, com pancadas isoladas e volumes acima da média em algumas regiões.

Diante do cenário de calor extremo, especialistas recomendam que a população tome medidas preventivas, como hidratação constante, proteção contra a exposição prolongada ao sol e atenção para mudanças bruscas no tempo, que podem resultar em temporais intensos.

Compartilhe o artigo