Uma onça parda foi capturada com segurança após oito horas de trabalho por autoridades ambientais em São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, nesta quinta-feira (27). O animal foi flagrado por moradores do bairro Borda do Campo – que acionaram o Corpo de Bombeiros – já no período da manhã, quando o felino estava em um galho de um abacateiro.
O que mais dificultou a ação foi a altura que a onça estava. A estimativa da Polícia Ambiental é que o animal estava a oito metros de altura, o que exigiu que todos os agentes montassem uma espécie de colchão, com uma lona, para a onça não se machucar na queda.
Além disso, o animal também resistiu ao sedativo. Apesar da equipe veterinária ter acertado o tranquilizante, a onça ficou agarrada ao galho com as duas patas dianteiras antes de cair da árvore.
“O sedativo começa a fazer efeito a partir de 15 a 20 minutos depois de ser injetado. Por causa do estresse que ela estava, demorou um pouco mais”, disse João Serpa, capitão da Polícia Ambiental e um dos coordenadores da ação, em entrevista à Band Paraná.
Conforme ele, a onça passará a noite no batalhão da Polícia Ambiental, onde passará por uma avaliação dos veterinários, e será solta em um parque de preservação da Mata Atlântica nesta sexta-feira (28).
O Corpo de Bombeiros, zoológico de Curitiba, IAT (Instituto Água e Terra) e a Guarda Municipal também foram acionados e isolaram a rua Manoel Bento Marques para evitar o grande fluxo de pessoas, que poderia assustar ainda mais a onça.