Óleo de cozinha usado se torna alvo de roubos em bares e restaurantes de Curitiba

2 Min de leitura
Foto: Reprodução.

Em Curitiba, o óleo de cozinha descartado tem despertado a atenção de grupos criminosos e se transformado em mais um motivo de preocupação para donos de bares, lanchonetes e restaurantes. Relatos feitos à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrabar) apontam que quadrilhas têm atuado tanto durante o dia quanto à noite, invadindo estabelecimentos em busca do material.

De acordo com o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, o valor elevado desse resíduo no mercado paralelo explica o interesse dos assaltantes. Um tambor de 60 litros pode render de R$ 300 a R$ 450, já que o produto é utilizado como matéria-prima em setores como o de biocombustíveis, detergentes e até em práticas ilegais, como a revenda para uso alimentar após processos de filtragem.

Um episódio recente aconteceu em uma loja da rede Habibs, no bairro Rebouças. Os criminosos chegaram a arrombar a estrutura, mas entraram em um espaço destinado apenas ao depósito de lixo e saíram sem conseguir levar nada. A Polícia Militar foi acionada, mas os suspeitos fugiram antes da chegada da equipe.

Além da busca pelo óleo, a Abrabar alerta que outros itens acabam sendo levados durante essas ações, aumentando o prejuízo e o risco para os empresários do setor.

Compartilhe o artigo