Ocupando uma charmosa casa térrea na região central de Curitiba, o Obst. foi um dos grandes destaques da gastronomia paranaense no ano passado. Agora, o primeiro empreendimento do chef Lênin Palhano na cidade começa 2022 com uma deliciosa novidade no cardápio. De janeiro a maio, a casa passa a oferecer um menu degustação vegano, sem a utilização de produtos de origem animal, com uma sequência de sete etapas, pelo preço fixo de R$ 265, atendendo uma demanda crescente na cidade.
“Hoje, existem diversas formas de dar sabor a um prato sem necessariamente usar uma proteína de origem animal. Preparamos um menu degustação vegano com o olhar no futuro. Atento às preferências dos brasileiros e às principais tendências da gastronomia mundial”, comenta o chef Lênin Palhano, que comanda a cozinha do Obst. ao lado da chef Julia Schwabe.
O menu, desenvolvido com muita criatividade e frescor, está disponível de terça a sábado. “Apostamos em um menu que valoriza muito insumos regionais e da estação, levando ao nosso público preparos frescos, repletos de sabor e com texturas surpreendentes. Entre os ingredientes utilizados no menu degustação vegano temos tartar de beterraba, picles de melão, creme de tofu, niguiri de cenoura roxa e muito mais, tudo isso preparado com excelência e ingredientes regionais”, complementa Julia Schwabe.
Confira o menu completo:
- Crocante de quinoa. Tartar de beterraba.
- Salada. Picles de melão. Melado de cana. Doce de limão rosa. Ervas
- Niguiri de cenoura roxa. Creme de tofu com Missô. Rabanete. Limão siciliano.
- Tempurá de batata doce. Nori. Nirá. Doce de pimentas. Shichimi Togarashi. Coentro
- Cenouras assadas. Beterrabas. Caldo de cenoura. Creme de castanhas.
- Creme de batata com coco e açafrão. Cogumelos na brasa. Agrião.
- Beterraba. Geleia de frutas vermelhas. Granita de limão.
Veganismo no Brasil
De acordo com uma pesquisa recente, divulgada pelo IBOPE Inteligência, o Brasil conta atualmente com mais de 30 milhões de vegetarianos (14% da população), sendo que desses, mais de 7 milhões declaram-se veganos. Além disso, a busca pelo termo “vegano” no Google cresceu quase 1000% nos últimos cinco anos, segundo um estudo divulgado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) sobre o movimento vegano, revelando o grande potencial de expansão do setor.
O Obst. funciona de terça a sexta-feira, das 19h às 00h, e aos sábados, durante o almoço (das 12h30 às 15h30) e jantar (das 19h às 00h). das 14h às 23h, na Alameda Prudente de Moraes (n.º 983), no Centro de Curitiba. O menu degustação vegano tem o valor fixo de R$ 265 por pessoa e contempla sete sequências de pratos. Reservas podem ser feitas pelo WhatsApp: https://wa.me/message/V7MYYPMJ2JXLC1. Para mais informações, acesse o perfil oficial da casa no Instagram (@obst.lugar).