Conecte-se conosco

Gastronomia

Obst., de Lênin Palhano, lança novo projeto inspirado nas tradicionais mercearias

Publicado

em

Explorar novas maneiras de cozinhar, servir e compartilhar é o compromisso diário do premiado chef paranaense Lênin Palhano e da equipe de seu restaurante Obst. Inaugurado há pouco mais de dois meses, em uma charmosa casa térrea na região central de Curitiba, o novo espaço, assim como todo o segmento de alimentação, se viu obrigado a reduzir a capacidade de atendimento e fechar ao público por algumas semanas, a fim de contribuir com os esforços de contenção da pandemia de Covid-19, que neste momento, atravessa seu período mais grave no Brasil. 

Durante os períodos de portas fechadas, Lênin e os profissionais do Obst. utilizaram boa parte do tempo para estudar e atualizar seus conhecimentos. Aproveitaram também para refletir sobre a atual sociedade e os rumos do setor de alimentação e restaurantes, que enfrenta uma crise sem paralelos no passado recente. Cientes de que o momento exige resistência e capacidade de adaptação – atitudes que vêm totalmente de encontro à proposta de liberdade e experimentação gastronômica que norteia a cozinha do Obst. – , Lênin Palhano e sua equipe acabam de criar uma nova linha de produtos pensadas para resgatar o ato de comer bem em casa, com a família, de forma prática e saudável: a Mercearia Artesanal Família Obst., que inicia operações nesta quarta-feira, 7 de abril. 

Mercearia Artesanal Família Obst.

Defensor de uma cozinha que valoriza as origens de cada insumo, a sabedoria ancestral de seus produtores e os preparos que atravessam séculos, o chef se inspirou nos antigos empórios e pequenos armazéns para criar a Mercearia Artesanal Família Obst., serviço que, a partir desta quarta-feira, 7 de abril, passa a oferecer ao público porções embaladas de carnes, aperitivos, molhos e sobremesas para retirada no balcão.

Na lista de produtos disponíveis na mercearia estão opções que aliam tradição e tecnologia, feitas de forma artesanal, sem os aditivos nocivos à saúde utilizados pela indústria, e com extrema atenção ao detalhe em todas as etapas. “Temperamos, defumamos, assamos, cortamos, cozinhamos e embalamos para vocês finalizarem em suas casas, quando quiserem, tudo muito explicativo e intuitivo”, descreve Lênin. Assim como nas simpáticas vendinhas, os integrantes da família Obst. estarão disponíveis atrás do balcão para fornecer aos clientes orientações e dicas sobre os pratos, com todos os cuidados que a pandemia exige.

O cardápio da Mercearia Artesanal Família Obst. é fixo, mas aberto a novidades, e o menu de estreia oferece diversas opções de carnes, entre elas Paleta de cordeiro assada, Joelho de porco defumado e cozido em baixa temperatura, Barriga de porco Moura Dry Rub, Confit de pato e Rosbife oriental. Também estão disponíveis porções diversas de aperitivos e acompanhamentos, como croquetes (nos sabores pato ou shitake), Maionese de mandioquinha, Escondidinho de couve-flor com shitake na brasa, Canelones de camarão e vegetais com molho de carbonara de natas, entre outros. A mercearia do Obst. conta ainda com potinhos de molhos artesanais – Tomatinhos assados em azeite e pimenta dedo de moça, Aioli de gergelim picante, Molho tipo Ketchup e Aioli de mostarda – e uma seleção de sobremesas que trazem aconchego em forma de sabor, como Rabanadas, Torta de Queijo com doce de leite e Bolo de chocolate. Completam as opções da mercearia, vinhos, soft drinks, sucos e drinks autorais do mixologista da casa, Zé Augusto Swaiger.

“Decidimos não desistir, trabalhamos e vivemos hospitalidade. Vamos ser a resistência e a evolução que gostaríamos de ver no mundo. Em breve, queremos ver todos vocês em nossa casa, com muitos sorrisos e abraços cheios de carinho. Por enquanto, levamos nosso carinho e paixão à casa de vocês. A Mercearia Artesanal é mais um passo em busca de uma gastronomia cada vez mais afetiva e próxima dos curitibanos”, completa o chef.

O Obst. está localizado na Alameda Prudente de Moraes (n.º 983), no Centro de Curitiba. A Mercearia Artesanal Família Obst. funciona de quarta-feira a sábado, das 14h às 20 horas, e aos domingos, das 11h às 14 horas, com pedidos e retiradas no balcão do restaurante. O menu pode ser conferido presencialmente e nos Destaques dos Stories, no Instagram da casa (@obst.lugar).