Conecte-se conosco

Curitibanices

Obras no Parque São Lourenço entram em fase final; Veja fotos

Publicado

em

Estão em fase final as obras de revitalização do Parque São Lourenço, com a implantação do Memorial Paranista, área que vai homenagear o Movimento Paranista e um dos seus principais representantes, o escultor João Turin.

A expectativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente é de que os trabalhos sejam entregues após a segunda quinzena de dezembro. O local passou por vistoria técnica do prefeito Rafael Greca na tarde desta quarta-feira (18/11).

Acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, e da secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, o prefeito lembrou a trajetória do artista e a importância do legado das suas obras para as futuras gerações.

“Não há expressão maior da força da terra e da gente de Curitiba, do Paraná e do Brasil do que a obra de João Turin”, destacou Greca.

“Neste espaço, teremos 97 esculturas em bronze deste que foi um dos mais criativos artistas paranaenses e curitibanos”, completou. As peças são parte do acervo de esculturas de gesso deixado por Turin.

Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Trabalho não para

Apesar da chuva desta quarta-feira, as equipes continuam o trabalho. Estão em andamento a instalação dos painéis de vidro da galeria pintada na cor pinhão – parte coberta do Memorial – além do sistema elétrico, acabamentos e pintura.

Já é possível ver também a praça que faz a ligação da nova área ao restante do Parque São Lourenço, que conta com escadaria, rampas de acessibilidade e uma queda d’água.

Seguem também as reformas dos equipamentos culturais existentes – o Centro de Criatividade de Curitiba, o Teatro Cleon Jacques e a Casa da Leitura Augusto Stresser, que terão as atividades retomadas após a finalização dos trabalhos, conforme as orientações de saúde e status da pandemia do novo coronavírus.

Novo São Lourenço

Foto: Pedro Ribas/SMCS

De acordo com a secretária Marilza, trata-se de um grande atrativo cultural e também turístico para a cidade de Curitiba.

“Além da alusão ao movimento, estamos revitalizando todo o Parque São Lourenço, para que a população tenha uma unidade de conservação ainda melhor quando passar a pandemia do novo coronavírus”, destacou. 

A revitalização do parque contempla macrodrenagem para contenção de enchentes, novos equipamentos de lazer, canteiros, calçadas e ciclofaixas de circulação externa e nova iluminação. Já foram realizadas uma série de melhorias na área do parque, como a ampliação das pistas de caminhada, reforma do playground e o plantio de 1,3 mil árvores nativas.

Detalhes do Memorial

O projeto começou a ser elaborado em dezembro de 2017, com a assinatura do Decreto Municipal 2218/2017, que dispôs sobre a destinação do espaço para o Memorial na unidade de conservação.

A parte interna do Memorial Paranista será acessada a partir de uma grande galeria, de aço e vidro, integrada ao conjunto revitalizado de edificações já existente.

A organização dos espaços e a distribuição das funções na área interna do Memorial vão orientar os visitantes sobre a arte da fundição, proporção, modelagem e técnica de esculturas. O Jardim das Esculturas, na parte externa, será composto de um jardim com elementos paranistas, fontes de água e paisagismo.

Presenças

Participaram da visita o superintendente de Obras e Serviços, Reinaldo Pilotto; o diretor de Parques e Praças, Jean Brasil; e os arquitetos responsáveis pelo projeto, Fernando Canalli e Guilherme Klock.

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy