Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revelou que a maioria da população de Curitiba apoia as obras em andamento na Avenida Arthur Bernardes, mesmo diante da necessidade de corte de algumas árvores ao longo da via. A intervenção tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos e reduzir os congestionamentos na região.
O levantamento foi conduzido entre os dias 6 e 9 de abril de 2025 e entrevistou 810 moradores da capital paranaense. A amostra, considerada representativa da população curitibana, possui margem de erro de 3,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
A pergunta feita aos entrevistados frisava que “algumas árvores” seriam cortadas e posteriormente replantadas no entorno das obras. Mesmo assim, 78,6% dos participantes afirmaram ser favoráveis à intervenção. Por outro lado, 17,7% se mostraram contrários à medida, enquanto 3,7% não souberam ou preferiram não opinar.
O apoio à obra foi maior entre os homens (81,2%) do que entre as mulheres (76,4%). Na análise por faixa etária, o grupo com maior índice de aprovação foi o de pessoas com 60 anos ou mais, com 81,6% a favor. Já entre os jovens de 16 a 24 anos, o apoio ficou em 74,4%. Quando considerados os níveis de escolaridade, 83,3% das pessoas com ensino médio se mostraram favoráveis, o maior índice entre os segmentos educacionais.
A pesquisa também aponta que tanto os integrantes da População Economicamente Ativa (PEA) quanto os que não integram esse grupo demonstraram apoio semelhante à obra, com 78,5% e 78,9% favoráveis, respectivamente.
As obras na Avenida Arthur Bernardes fazem parte de um plano maior de requalificação viária da cidade. Segundo a Prefeitura, o replantio das árvores será feito no entorno da via, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e manter o equilíbrio paisagístico da região.
O resultado da pesquisa mostra que a maioria dos curitibanos compreende a necessidade de intervenções urbanas para melhorar a mobilidade, mesmo quando envolvem mudanças no ambiente natural. A ampla aceitação pública reforça o respaldo social às ações da administração municipal na busca por soluções para o trânsito da capital.