O programa de pavimentação da Prefeitura de Curitiba atingiu de 700 km de asfalto novo – distância equivalente a viagem de ida e volta de Curitiba a São Paulo – em vias dos bairros das dez administrações da cidade. A consolidação da marca foi anunciada nesta quinta-feira (27/10), pelo prefeito Rafael Greca, durante a vistoria técnica na obra de requalificação da Rua Lamenha Lins, no bairro Rebouças. A via faz a ligação entre bairros das regionais Matriz e Portão e serve como rota do transporte coletivo para cinco linhas de ônibus.
Iniciada na última segunda-feira (24/10), as obras de manutenção do pavimento da via que cruza os bairros Parolin, Rebouças e Centro vai assegurar asfalto novo em 2.530 metros de extensão no trecho compreendido entre a Rua Engenheiro Rebouças e a Professor Leônidas Ferreira da Costa. Pela Rua Lamenha Lins circulam ônibus das linhas 160 – JD Mercês/Guanabara, 180 – Água Verde/Abranches,285- Juvevê/Água Verde, 506 – Bairro Novo e 560 Alferes Poli.
Moradores e comerciantes locais foram ao encontro do prefeito para falar sobre os benefícios da obra. Para Angelo Cieczinski, colaborador do escritório de contabilidade Acampar, as melhorias já podem ser percebidas mesmo durante a realização dos serviços.
“A qualidade deste novo pavimento, já se percebe durante a execução, é de muito boa qualidade. Rua bem pavimentada é mais segurança e conforto para quem mora e circula na região”, disse Cieczinski.
Trânsito
A partir da intervenção, que deve ser concluída em 15 dias, a camada de asfalto danificada está sendo retirada e substituída por uma nova. A troca fará com que o pavimento tenha sobrevida ampliada. Enquanto as obras acontecem haverá máquinas e equipes trabalhando na via e o trânsito na região pode sofre alterações. As obras estão sinalizadas e agentes da Setran fazem a orientação. Os motoristas devem ter atenção redobrada, reduzir a velocidade e ficar atentos à sinalização.
Tradicional comércio do bairro, a Casa de Carnes Planalto, que desde os anos de 1979 está presente no cruzamento da Lamenha Lins com a Brasílio Itiberê, é administrado pelos sócios e cunhados Nelson Fonseca e Cidarta Stelmak, que comemoram as melhorias no local. “Obra é progresso e se melhora a rua melhora o caminho de quem vem até nós”, disse Fonseca.
“Ter uma rua com essa qualidade faz bem para quem mora ou tem comércio por aqui, mas também para quem está de passagem, se deslocando pela cidade”, disse Stelmak.
Por toda a cidade
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as obras de requalificação das ruas é uma das prioridades da Prefeitura e há intervenções em andamento em toda a cidade, a partir de três modalidades de serviço: reciclagem do pavimento, fresa e recape e pavimentação em asfalto em locais antes cobertos pelo saibro, sem nenhuma infraestrutura.
Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, afirma que a requalificação das vias é uma das grandes demandas da população apresentadas no programa Fala Curitiba, de audiências públicas, e pelo Central 156.
“São intervenções executadas para melhorar o trânsito, promover mais segurança, acessibilidade, mobilidade e interligar os bairros, mas que também impulsionam a geração de emprego e renda na cidade, com a abertura de postos de trabalhos criados de forma direta e indireta”, disse Rodrigues.
Na obra de manutenção do asfalto da Lamenha Lins, por exemplo, cerca de 30 postos de trabalho foram abertos na área da engenharia.
Asfalto novo
Durante a gestão de Rafael Greca foram realizadas (ou estão em andamento) 1.449 ações de pavimentação em mais de 1237 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos). A extensão total de asfalto novo é de 700.017 km.
Paralelamente ao programa de implantação e requalificação da malha viária, a Prefeitura de Curitiba mantém o serviço de manutenção urbana, cujas ações nos nove primeiros meses do ano, foi responsável por 2,5 mil quilômetros de recuperação de pavimento nas ruas, por meio das operações tapa-buracos.
Acompanharam a visita técnica o administrador regional Gerson Gunha (Portão), da Matriz, Rafaela Lupion, o assessor de articulação política Lucas Navarro, o engenheiro da Smop Caio Medeiros Alonso, o diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura de Pavimento da Smop, Diego Prendin e os vereadores Tico Kuzma e Mauro Bobato e o líder comunitário Edson do Parolin.