A Via Araucária concluiu, na manhã desta sexta-feira (2), as intervenções de reparo na rede de drenagem profunda rompida, no km 97, da BR-277, no bairro Orleans, em Curitiba, sentido Ponta Grossa. Os trabalhos duraram 10 dias e foram finalizados antes do prazo previsto, evidenciando o empenho e comprometimento da concessionária em resolver rapidamente a situação.
Na terça-feira (23/07), por volta das 19h, um buraco se formou entre as faixas 1 e 2 da rodovia, causando o afundamento das pistas. Devido à gravidade do incidente, foi necessária a imediata interdição das faixas e o desvio do tráfego pelo canteiro central, visando garantir a segurança dos usuários da rodovia. A equipe da Via Araucária trabalhou durante a madrugada para implementar o desvio e iniciar as escavações de forma segura e com o menor impacto possível no trânsito. Na manhã seguinte, o desvio já estava operacional.
Durante a fase de prospecção, a concessionária realizou a limpeza dos resíduos e da vegetação presente no local. Para identificar o bueiro danificado, localizado a cerca de 12 metros de profundidade, foi utilizado um robô, que permitiu a visualização da estrutura comprometida. Após a identificação, foi executada a restituição estrutural, a recuperação do pavimento, a implantação da sinalização, o plantio de grama e a correção do desvio.
“O trabalho ágil e eficiente da Via Araucária permitiu a conclusão das obras em 11 dias, garantindo a segurança viária. Com uma equipe altamente especializada e o uso de tecnologia de ponta, conseguimos demonstrar, mais uma vez, nossa capacidade de resposta em situações emergenciais“, declarou Pedro Veloso, diretor de Engenharia da Via Araucária.
A concessionária ressalta que este incidente não tem relação com o problema resolvido no km 98, que foi definitivamente concluído em 17 de junho. O novo afundamento estava localizado a 800 metros do incidente anterior.
A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e
modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo
473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos
Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br
(I) BR-277/PR:
– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;
– Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a
PR-423, em Balsa Nova/PR.
(II) BR-373/PR:
– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR,
até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.
(III) BR-376/PR:
– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.
(IV) BR-476/PR:
– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR,
até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.
(V) PR-418:
– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de
Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.
(VI) PR-423:
– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o
entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.
(VII) PR-427:
– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento
com a BR-277, em Palmeira/PR.
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