Zoo de Curitiba lança votação para batizar nova moradora, uma gata-maracajá

2 Min de leitura
Foto: Ricardo Marajó/SECOM (arquivo)

O Zoológico de Curitiba ganhou uma nova moradora no dia 31 de julho: uma gata-maracajá de apenas três meses de idade. A escolha do nome do animal foi aberta ao público em uma enquete organizada pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), com cinco opções: Maracujá, Mel, Nala, Juma e Guria. Os nomes foram definidos a partir das sugestões deixadas pelos seguidores em uma publicação da Prefeitura de Curitiba no Instagram, feita no dia 8 de agosto, quando a chegada da felina foi anunciada. A votação pode ser feita até as 23h59 do dia 20 de agosto.

O gato-maracajá é um felino de pequeno porte encontrado na América Central e na América do Sul, reconhecido pela semelhança com a jaguatirica. A expectativa é que em cerca de 15 dias a nova moradora já esteja disponível para visitação no zoológico, devidamente batizada com o nome escolhido pela população.

O Zoológico de Curitiba, localizado no Alto Boqueirão, é responsável por cuidar de mais de 1,8 mil animais em uma área de 589 mil metros quadrados, com cerca de 165 recintos. O espaço abriga diversas espécies ameaçadas de extinção, integradas a programas nacionais de conservação, e desempenha um papel essencial na reabilitação de animais que não podem retornar ao habitat natural. Mais de 70% dos animais que vivem no local foram resgatados de situações de tráfico, circos, maus-tratos ou apreensões. Eles recebem cuidados do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs) antes de serem encaminhados para o zoo.

A unidade, que funciona de terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita, fecha às segundas-feiras para manutenção interna. A chegada da gata-maracajá reforça o trabalho do zoológico na preservação da fauna e aproxima os visitantes da importância da conservação ambiental, ao mesmo tempo em que convida a população a participar ativamente desse processo por meio da escolha do nome da nova habitante.

Compartilhe o artigo