Em Porto Alegre, no bairro Menino Deus, um acontecimento insólito chamou a atenção dos moradores e ganhou destaque nas redes sociais. Após as fortes chuvas que causaram enchentes em várias partes do Rio Grande do Sul, um jacaré foi avistado nadando pelas ruas alagadas da região. O vídeo do animal circulando tranquilamente pelas águas acumuladas foi amplamente compartilhado, levando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) a emitir um comunicado confirmando o fato.
A Smamus enviou uma nota ao jornal digital GZH, confirmada nesta terça-feira (7), onde um biólogo voluntário é mencionado como responsável pelo monitoramento do deslocamento do jacaré na área. A secretaria aproveitou para esclarecer que, apesar do cenário atípico, as águas inundadas fazem parte do habitat natural de tais animais, incluindo cágados e outras espécies aquáticas.
Com a presença inesperada do jacaré e outros animais silvestres possivelmente deslocados pelas águas, a Secretaria fez questão de reforçar a importância da segurança. Eles aconselharam que os residentes locais mantenham distância segura, destacando que o animal não apresenta comportamento agressivo, a menos que se sinta ameaçado. “Assim como nós, humanos, os animais também estão enfrentando situações estressantes neste momento. Portanto, evite aproximação e não agrida nossa fauna”, informou a Smamus.
Para aqueles que se depararem com outros animais silvestres deslocados, a Smamus disponibilizou números para contato. A população pode se reportar pelo serviço municipal 156, que inclui telefone, aplicativo e site, ou diretamente pelo número (51) 3289-7517, disponível em dias úteis.
VÍDEO: Jacaré é visto nadando em avenida alagada de Porto Alegre pic.twitter.com/j0qIV3toIN
— BHAZ (@portal_bhaz) May 7, 2024