Psycho Carnival 2024: Ampliando horizontes musicais em Curitiba

XV CURITIBA
6 Min Read
Foto: Leandro Taques

Começa, nesta quinta-feira (08) a partir das 20h, a edição 2024 do Psycho Carnival com a Noite do Esquenta, no Jokers Pub. E para abrir os trabalhos do carnaval mais rock and roll do país o XV Curitiba conversou com exclusividade com Vlad Urban um dos organizadores do Festival que vem se consolidando, ano após ano como um dos principais eventos do gênero em todo planeta.

XV Curitiba – O Psycho Carnival acontece desde o ano 2000, o que mudou nesse tempo todo?

Vlad – O que mudou foi a questão de ter um Festival um pouquinho mais abrangente para vários outros estilos. Eu acho que a gente também começa a encarar com uma seriedade grande as questões que o Festival pode trazer para a Sociedade, principalmente no intercâmbio cultural, no comércio, no setor hoteleiro. É um Festival que realmente traz muita gente de fora, acho que 60% do público vem de fora. É uma questão de fazer uma conversa com a Sociedade. Acho que essa é a grande diferença. Mas as bandas estão lá, estão acontecendo, é um Carnaval de Rock, né, um Carnaval que prima pela festa e pela brincadeira.

XV Curitiba – Como está a cena Psychobilly hoje? Ainda é um estilo musical que arrebata fãs, ou pode-se dizer que não tem surgido muitas novas bandas desse tipo atualmente?

Vlad – O Psychobilly hoje é um estilo de música que acaba sofrendo como todo estilo de rock e toda música que não aparece muito na mídia.

O Psychobilly, eu acho, é uma música como todas as outras variantes do rock’n’roll. Como não está muito na mídia, acho que a pessoa tem que procurar um pouquinho mais para saber o que é o Psychobilly, para entender o que é esse estilo. E daí realmente é difícil a gente conseguir ter mais público, mas ao mesmo tempo, acho que o Psychobilly se reinventa a todo momento. Então tem várias bandas novas, tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos, como aqui mesmo no Brasil. Lá no início dos anos 80, que é onde ele começa, quando ele surge, teve várias idas e vindas, tipo movimento pendular, ora mais gente curtindo o estilo e outro momento, menos gente curtindo.

Hoje eu acho que ter Festivais como o Pineda Del Mar, na Espanha, vários Festivais na Alemanha, ter um Psycho Carnival, ter o Pelea Psycho em Mar da Plata, na Argentina, são as coisas que acabam mantendo o estilo vivo.

Toda a cena da Califórnia… então é esse movimento pendular que às vezes cresce em popularidade e às vezes diminui um pouco, e daí vem bandas que acabam trazendo mais público e divulgando mais o estilo, mas eu acho que é um efeito sanfona dentro da cena Psychobilly. Inclusive, hoje temos uma cena Psychobilly muito boa, não só aqui no Brasil, mas em todas as partes da Europa, então, eu acho que hoje nós estamos revivendo uma parte alta do estilo.

XV Curitiba – O Festival cresceu e se consolidou no calendário de eventos da cidade, ao mesmo tempo que incorporou apresentações de outros estilos como Garotos Podres em 2019 e nesta edição, Cólera Relespública e Black Pantera. É uma tentativa de ampliar o público deixando o Festival mais plural?

- Advertisement -

Vlad – É, eu acho que é por aí. A gente fazer um Festival que também converse com todos os públicos como o punk, por exemplo. Aquele público que gosta desses outros estilos. Eu acho que agora tem mais gente ouvindo Psychobilly.

Tem mais gente ouvindo esse tipo de música. É legal a gente ter esses outros estilos acontecendo, a gente trazer essas bandas, que é também uma questão de afirmação do Festival, da importância desses outros estilos para cena, até porque foram bandas influentes para todas as bandas de Psychobilly também. E eu acho que tem algumas discussões que são importantes, a gente levar para o Festival é importante. Ele trazer esses debates para a gente. Então trazer um Black Pantera para tocar no Festival também vai nessa direção de ser uma construção importante, não só para o Festival, mas para toda a sociedade.

Serviço:
Quinta-feira (8) – Noite do Esquenta
20h – O Lendário Chucrobilly Man (Curitiba)
21h – Cigarras (Curitiba)
22h – Relespública (Curitiba)
Jokers Pub
R. São Francisco, 164 – Centro, Curitiba – PR, 80020-190
Telefone: (41) 3324-2351
Ingressos: Bilhetto (https://bilheto.com.br/comprar/1945/psycho-carnival-2024 )

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.