Os skatistas de Santa Felicidade e região vão treinar na mais nova pista de skate reformada pela Prefeitura de Curitiba. Nesta sexta-feira (15/3), o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, inauguraram a revitalização completa da pista da Praça São Marcos, na Via Veneto, em frente ao terminal de Santa Felicidade.
No mesmo evento, o prefeito assinou a ordem de serviço para o início das obras de revitalização da Praça do Redentor, onde fica a pista de skate do Gaúcho, no São Francisco. O evento fez parte das comemorações pelos 331 anos de Curitiba, que serão completados no dia 29 de março.
“Viva os skatistas de Curitiba. Aqui reformamos toda a pista de Santa Felicidade e também vamos revitalizar a primeira pista pública de skate de Curitiba, a Pista do Gaúcho. Até o fim do ano vamos reformar mais pistas públicas da cidade”, disse Greca.
As obras na praça e na pista de skate do Gaúcho terão um investimento de R$ 919,2 mil da Prefeitura de Curitiba e as obras devem durar seis meses. A previsão é que os trabalhos comecem ainda neste primeiro semestre do ano.
A revitalização vai manter as mesmas características atuais da pista, com atualizações em questões de segurança e piso novo.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel afirmou que a Prefeitura vai reformar todas as 32 pistas públicas da cidade. “Como é bom ver as pistas de skate serem revitalizadas. Vamos fazer esse trabalho em todas as pistas e essas obras são feitas por pessoas que andam de skate e entendem do esporte”, afirmou Eduardo Pimentel.
Pista nova
Em Santa Felicidade, além de fazer uma pista totalmente nova, no formato bowl park, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente recuperou a Praça São Marcos, com manutenção dos bancos, floreiras e lixeiras. Também foi feita uma nova pintura em todos os equipamentos e do grafite no muro que fica ao redor da praça e da pista. A pintura foi feita pelo artista Ferge Grafitti.
“A reforma da Praça São Marcos e a entrega da revitalização da pista de skate para a população mostra o zelo que a Prefeitura tem pela cidade”, disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.
Com essa entrega, a Prefeitura de Curitiba chegou a sete pistas de skate totalmente modernizadas e transformadas com ângulos, materiais e pisos do que há de mais atualizado no mundo do skate.
A pista da Praça São Marcos ganhou novas transições, mais rápidas, e um bowl com a parte mais alta de 2,60 metros. No restante da pista as paredes têm 2,25 metros.
Aquecendo para as olimpíadas
Quem já estreou a pista e aprovou foi o skatista profissional Augusto Akio, conhecido como Japinha, de 23 anos. Ele é o primeiro do ranking brasileiro na categoria park e está bem encaminhado para se classificar para a Olimpíada de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto, na capital francesa.
“Parabéns para nós skatistas que estamos recebendo esta pista. Isto me motiva a lutar pelo esporte, para que ele cresça cada vez mais, não só como competição, mas também no lado social. O skate é uma ferramenta facilitadora, uma linguagem universal que te conecta com outras pessoas em qualquer lugar do mundo. Essa pista vai ajudar a formar muitos talentos aqui em Santa Felicidade”, disse Japinha.
Quem também dropou na pista foi Flávia Tsuki, 12 anos. “Eu gostei muito da pista, desse formato mais rápido. Ficou bem divertida para andar”, afirmou Flávia, que anda de skate há 7 anos, desde os 5.
Todas as pistas
As 32 pistas públicas de skate de Curitiba estão passando por uma modernização, sendo ampliadas e totalmente revitalizadas. Os investimentos da Prefeitura de Curitiba nos serviços são de R$ 2,8 milhões.
Os serviços de manutenção são coordenados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e atendem a várias demandas de skatistas feitas ao Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura de Curitiba.
Já foram concluídas as reformas nas pistas do Jardim Ambiental, no Alto da XV; no Centro Social Avelino Vieira, no Bacacheri; na Praça Bernardo Manoel Hostin, no Bairro Alto; na Praça Antônio Sebastião da Cunha Gebran, na CIC; na Praça Marco Aurélio Malucelli, no Bosque Saturno; e na Praça Soldado Wagner Alves Sampaio, no Tatuquara.
Atualmente, as obras estão sendo feitas na pista de skate da Praça José Luiz Franceschi, no Sítio Cercado.
Todas as intervenções são feitas pela empresa Hefer Construções Civis Ltda, dos skatistas e engenheiros Júlio Cesar Zeni e Marco Imaguire (Maguila), um dos primeiros atletas a andar de skate em Curitiba nos anos 1970 e ajudar a cidade a se transformar numa potência do esporte.
Praça do Redentor e Pista do Gaúcho
A Praça do Redentor foi criada em 1953 e oficializada em 1963. O grande destaque da praça é a pista de skate, símbolo de Curitiba e uma das melhores do país para a prática do esporte.
Primeira pista em formato bowl da cidade, foi construída em 1974, na gestão do prefeito Saul Raiz, e projetada pelos arquitetos Lauro Tomizawa e o Roberto Coelho, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
A dupla se inspirou em fotos de duas revistas norte-americanas onde surgiu o esporte nos Estados Unidos, pois nunca havia visto pistas de skate antes. Primeira praça pública de skate da cidade – e a segunda do Brasil, também é conhecida como a “Praça do Skate”.
A reforma da praça contará com a substituição do piso, criação de áreas de descanso com banco de madeira e substituição das floreiras e lixeiras que compõem o local. Com a reforma da praça será feita a revitalização da pista de skate dentro do programa de revitalização promovido pela Prefeitura de Curitiba em todas as pistas públicas de skate da cidade.a