Em um confronto eletrizante na noite desta quarta-feira (25) na Ligga Arena, o Athletico conseguiu uma vitória de virada por 3 a 2 sobre o América-MG, que ocupa a última posição no Brasileirão. A partida, correspondente à 29ª rodada, mostrou a resiliência do time paranaense que, mesmo começando em desvantagem, soube reverter a situação a seu favor.
Com esse triunfo, o Athletico alcançou os 48 pontos, ocupando a 5ª colocação na tabela, e se posicionando, até o momento, na zona de classificação para a Copa Libertadores de 2024. Por outro lado, a equipe mineira continua com a situação delicada no campeonato. Com apenas 19 pontos, o América-MG é o lanterna e, atualmente, detém a pior defesa da competição, tendo sofrido 60 gols. Uma curiosidade é que o Coritiba, que joga nesta quinta-feira, levou apenas um gol a menos, 59 no total.
Curiosamente, essa virada tem sido uma constante para o Athletico nas últimas rodadas. Nas cinco partidas mais recentes, o time saiu atrás no marcador em todas elas. Apesar das adversidades, a equipe demonstrou garra e determinação em diversos jogos: perdeu para o Coritiba, que naquele momento era o último colocado; empatou com Bragantino e Botafogo, ambos por 1 a 1; e superou o Grêmio com um placar de 2 a 1.
Ao longo do campeonato, esta foi a quarta vez que o Athletico venceu após começar em desvantagem. Além do jogo desta quarta, o time paranaense conseguiu viradas notáveis contra o Flamengo, Coritiba e novamente contra o Grêmio, mostrando que, mesmo nas adversidades, é uma equipe a ser respeitada.