A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, na manhã desta segunda-feira (23), a sessão preparatória à instalação da 19ª legislatura da Casa, dia 1º de janeiro. A atividade é uma espécie de ensaio para a solenidade de posse dos novos vereadores da capital paranaense, já diplomados pela Justiça Eleitoral. Dos 38 parlamentares, 20 foram eleitos para o primeiro mandato a 18, reconduzidos ao cargo.
A sessão preparatória foi presidida pelo vereador mais votado nas eleições de 2024, o jornalista Jasson Goulart (Republicanos), eleito com 21.684 votos. Se fosse na televisão, eu diria que estamos fazendo o [programa] piloto de de uma nova série”, comparou. Para secretariar a Mesa provisória, Goulart convidou a vereadora Indiara Barbosa (Novo), reeleita para o segundo mandato na Câmara Curitiba e a mais votada no pleito de 2020.
A sessão preparatória marcou a entrega das declarações de bens e dos diplomas expedidos pela Justiça Eleitoral. A apresentação dos documentos é necessária para que os diplomados possam tomar posse no cargo. Realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) na última quinta-feira (19), a cerimônia de diplomação marcou o fim do processo eleitoral.
Rafaela Lupion (PSD) foi a escolhida, em votação simbólica, pela fazer o pronunciamento em nome dos novos vereadores de Curitiba, durante a sessão de instalação. Já o atual presidente da Casa, Marcelo Fachinello (Pode), fará o discurso, em nome do Legislativo, na solenidade de posse do prefeito Eduardo Pimentel e do vice Paulo Martins.
Os diplomados receberam um kit com o Guia Legislativo 2025 e o Guia Administrativo 2025. Os materiais foram elaborados pela instituição com o objetivo de apoiar o trabalho dos vereadores não só no começo, mas no decorrer das próxima legislatura. Também foram apresentadas, na sessão preparatória, o roteiro dos trabalhos da sessão de instalação e as últimas orientações.
É a Mesa provisória, formada por Jasson Goulart e Indiara Barbosa, quem será a responsável por dirigir os trabalhos legislativos entre a sessão de instalação, em 1º de janeiro, e a posse dos membros da Mesa Diretora, no dia 2. As duas atividades terão início às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara de Curitiba.
Quem são os vereadores da 19ª legislatura da Câmara de Curitiba?
A partir de 1º de janeiro de 2025, 20 das 38 cadeiras da Câmara de Curitiba terão como titulares estreantes no cargo. Os “novatos” serão: Andressa Bianchessi (União), Bruno Rossi (Agir), Bruno Secco (PMB), Camilla Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Da Costa do Perdeu Piá (União), Delegada Tathiana (União), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), Jasson Goulart (Republicanos), João Bettega (União), Laís Leão (PDT), Lórens Nogueira (PP), Meri Martins (Republicanos), Olimpio Araujo Junior (PL), Professora Angela (PSOL), Rafaela Lupion (PSD), Renan Ceschin (Pode), Renata Bueno (PSD) e Tiago Zeglin (MDB) e Vanda de Assis (PT).
Os 18 vereadores reeleitos para a 19ª legislatura da Câmara de Curitiba são Amália Tortato (Novo), Angelo Vanhoni (PT), Beto Moraes (PSD), Eder Borges (PL), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Hernani (Republicanos), Indiara Barbosa (Novo), Leonidas Dias (Pode), Marcelo Fachinello (Pode), Marcos Vieira (PDT), Nori Seto (PP), Pier Petruzziello (PP), Professor Euler (MDB), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD), Tito Kuzma (PSD), Toninho da Farmácia (PSD) e Zezinho Sabará (PSD).