Além da melhoria na estrutura viária e arquitetônica – trazendo um novo referencial de modernidade para a região sul da cidade -, o novo Terminal Tatuquara proporciona comodidade para os usuários do transporte coletivo dos bairros que compõem a regional (Caximba, Campo do Santana e Tatuquara).
O novo terminal conta com sete linhas de ônibus com embarque e desembarque no local e deve atender até 34 mil pessoas por dia. Atualmente, por conta da pandemia, essas linhas transportam 28 mil passageiros por dia.
As linhas são: 617 JD Ludovica; 619 Sta Rita/CIC; 650 Sta Rita/Pinheirinho; 681 Dalagassa; 684 Rio Bonito; 685 Rio Bonito-CIC; e 773 Vizinhança/Sta Rita. Elas começaram a circular pelo terminal no último sábado (29/5).
Algumas tiveram o trajeto estendido e ganharam novos pontos até o terminal. A Urbanização de Curitiba (Urbs) disponibilizou cartazes explicativos nos ônibus das linhas com as alterações de itinerário.
Um dos principais benefícios é integração entre linhas da região, minimizando o tempo de espera, uma vez que o passageiro poderá utilizar mais de uma linha para se dirigir aos terminais Pinheirinho ou CIC.
“Com o novo terminal, é possível trocar de linha de ônibus, o que facilita os deslocamentos. Por exemplo, quem tem apenas a opção para o Terminal Pinheirinho e quiser se deslocar até a CIC agora poderá fazer a integração no Tatuquara trocando de linha e vice-versa”, explica Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, administradora do transporte coletivo na cidade.
Como se trata de um terminal de passagem, o Tatuquara não contará com linhas metropolitanas circulando e nem linhas troncais ou diretas ao centro de Curitiba.