Curitiba ganhou neste sábado (2) seu 52º parque: o Parque Papa Francisco, localizado no bairro São Lourenço. A inauguração, realizada pelo prefeito Eduardo Pimentel, atraiu moradores e autoridades religiosas, e marcou não apenas a entrega de mais uma área verde à população, mas também uma homenagem ao pontífice falecido em abril deste ano. O novo espaço, com 55 mil metros quadrados, está situado na Rua Reinaldo Hecke, 480, entre o Parque São Lourenço e o Parque das Nascentes do Belém, em uma área estratégica para o controle de enchentes e a preservação do Rio Belém.
O evento de inauguração contou com atividades especiais, como a bênção de animais feita por religiosos locais, microchipagem gratuita para pets e orientações sobre guarda responsável oferecidas pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura. Segundo o prefeito, o parque é mais do que um espaço de lazer — é também um equipamento de segurança ambiental. “Os parques da cidade, na sua grande maioria, têm duas grandes funções: a preservação do meio ambiente e a contenção de água das chuvas”, afirmou Eduardo Pimentel, destacando que o novo parque segue essa vocação.
A estrutura do local inclui pistas de caminhada em concreto, um lago para contemplação em meio a araucárias, áreas de lazer e convivência, bancos, paisagismo e um portal com elementos simbólicos, como uma escultura de Jano, divindade da mitologia romana, e um chafariz. Na ocasião, o prefeito também plantou um ipê branco, simbolizando a marca de 100 mil árvores plantadas desde o início de sua gestão em janeiro — parte da meta de 500 mil mudas até o final do mandato.
Durante o discurso, o prefeito anunciou ainda que a Prefeitura estuda ampliar o parque com uma segunda etapa de mais 70 mil metros quadrados, em negociação com proprietários vizinhos. A ideia é preservar ainda mais nascentes e ampliar a função ambiental da região. “É uma área verde e natural muito importante que nós entregamos a partir de hoje aos curitibanos”, declarou.
O Parque Papa Francisco também se soma a outras homenagens feitas pelo município aos papas. Próximo dali está o Bosque São João Paulo II, reforçando a tradição da cidade em celebrar figuras ligadas à espiritualidade e à defesa do meio ambiente. De acordo com Pimentel, um relatório sobre a criação e importância social do parque será encaminhado ao Vaticano como parte da homenagem ao Papa Francisco, cujo legado inclui a defesa da natureza e dos mais vulneráveis.
Ver essa foto no Instagram







