O Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho ganhou a aprovação dos passageiros. Inaugurada há um mês, a nova linha, que faz uma ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde (BR-476), já transportou 42 mil usuários desde então e o movimento cresce a cada dia.
Para os usuários, a principal vantagem é a redução de tempo de deslocamento. O novo Ligeirão permite a integração de 18 linhas pelas estações-tubo, sem contar as conexões que podem ser feitas no Terminal Pinheirinho, o maior da cidade, por onde circulam 46 linhas, sendo quatro metropolitanas. Isso sem ter que pagar outra passagem.
Com uma frota de três veículos – um biarticulado e dois articulados –, a Fagundes Varela/Pinheirinho circula com intervalo médio de 20 minutos. A viagem completa de 29 quilômetros leva uma hora (30 minutos em cada sentido).
A Urbs estima que a linha poderá transportar até oito mil passageiros por dia. “Por enquanto o passageiro ainda está descobrindo a nova linha, aprendendo a usar e ver as conexões possíveis. Mas essa é uma linha importante, porque liga o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde, que é uma obra muito aguardada pela população. No futuro teremos mais integrações”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.