Uma solução de transporte que Curitiba espera há quatro anos finalmente vai sair do papel. O Ligeirão Norte-Sul, em sua primeira etapa de funcionamento, deverá transportar 36 mil passageiros por dia com ganho de tempo na ligação entre o Terminal Santa Cândida e a estação Bento Viana, no Batel.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
Além do tempo para cobrir o trajeto ser reduzido pela metade, o Ligeirão resultará em outros benefícios imediatos, como maior conforto aos usuários, reforço na integração com outras linhas nos terminais e o uso da chamada infraestrutura de ultrapassagem, ociosa desde a entrega das obras de desalinhamento das estações-tubo na pista exclusiva de ônibus, iniciadas em meados de 2011 e finalizadas em 2014 a um custo de R$ 16 milhões.
O projeto para o funcionamento do primeiro trecho do Ligeirão Norte-Sul está em fase final de estudo pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Com o funcionamento da linha, a estimativa é que as viagens no percurso entre os terminais desde o Norte da cidade ao Batel e vice-versa sejam até 20 minutos mais rápidas (metade do tempo atual), em comparação com o tempo gasto com a paradora Santa Cândida/Capão Raso.
O ganho de tempo ocorre porque o Ligeirão terá oito pontos de parada, enquanto a linha atual, que continuará em circulação, tem 16 no trajeto.
Na ligação do Norte no sentido Sul os ônibus farão o retorno vazios pelo sistema viário existente no entorno da Praça do Japão – a estrutura da praça continua exatamente a mesma da atual, sem nenhum prejuízo a este espaço público.
A Linha Direta fará o desembarque final na estação Bento Viana, o retorno pelo entorno da Praça do Japão e o embarque na estação do lado oposto com sentido ao Terminal Santa Cândida.
Temporária
Quando forem concluídas as obras para a ultrapassagem na canaleta no eixo sul, o Ligeirão deixará de retornar da Praça do Japão, seguindo ao Terminal Capão Raso ou Pinheirinho. A Prefeitura já conseguiu aprovar com a Caixa Econômica Federal cinco projetos, no total de R$ 15 milhões, para as obras de ultrapassagem nas estações Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch (Igreja do Portão) e Itajubá.
Quando forem concluídas as obras para a ultrapassagem na canaleta no eixo sul, o Ligeirão deixará de retornar da Praça do Japão, seguindo ao Terminal Capão Raso ou Pinheirinho. A Prefeitura já conseguiu aprovar com a Caixa Econômica Federal cinco projetos, no total de R$ 15 milhões, para as obras de ultrapassagem nas estações Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch (Igreja do Portão) e Itajubá.
Intervenções viárias
“Para o retorno da Linha estão previstas duas intervenções: uma para saída da canaleta próxima da Estação Bento Viana e um acesso de reentrada, situado pouco abaixo da Praça do Japão”, explica o arquiteto Fabiano Losso, da Coordenação de Transporte da Supervisão de Planejamento do Ippuc.
A primeira intervenção para permitir a operação da linha prevê a abertura em forma de “agulha” em uma extensão de 25 metros, no divisor de pista da canaleta, para incorporação do ônibus junto ao trafego da via lenta da Avenida 7 de Setembro – sentido Praça do Japão.
A segunda obra prevê a reabertura do antigo retorno para ônibus, abaixo do término do traçado da Praça, (lado Sul) numa extensão de 45 metros, permitindo a operação de retorno do ônibus à canaleta da Avenida Sete de Setembro. “Não haverá alteração na praça, nem relocação de equipamentos urbanos ou vagas de estacionamento/taxi”, reforça o arquiteto do Ippuc. Para que a linha possa operar, o sistema viário do entorno será compartilhado com os ônibus biarticulados.
O semáforo de travessia próximo a Rua Francisco Rocha será mantido, bem como, será instalada uma faixa de pedestres elevada na via lenta da Avenida 7 de Setembro – sentido Praça do Japão, nas imediações da estação Bento Viana visando a orientar o deslocamento de pedestres no entorno da estação.
Foto: Nani Gois/SMCS (arquivo)