Estima-se que existam mais de 30 milhões de descendentes de italianos no país, etnia que contribuiu decisivamente para a formação cultural da nossa sociedade. Passados 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos, a cervejaria Bodebrown vem desenvolvendo receitas de cervejas que homenageia a Itália e seus descendentes.
Em 2020, data comemorativa dos 140 anos da imigração italiana ao país, a Bodebrown lançou sua primeira cerveja celebrando a herança cultural dos imigrantes italianos, a Luppolo Grape IPA, elaborada com mosto de uvas brancas trebbiano referência da região do Vêneto, origem de muitos destes imigrantes.
Neste ano de 2021, comemoramos os 700 anos de nascimento do maior poeta da língua italiana Dante Alighieri, considerado o pai da língua italiana moderna e um dos maiores escritores da literatura universal, e a Bodebrown inova mais uma vez com o lançamento da Luppolo Limoncello.
Na sua receita, a cerveja mistura influências cervejeiras e culturais, como explica Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown – “Essa cerveja traz uma leitura sensorial e artística que tem como ponto de partida um ingrediente italianíssimo, o limão siciliano. Utilizamos o licor feito desta fruta, o Limoncello, numa base de cerveja do tipo IPA (Indian Pale Ale). Para completar a receita, acrescentamos quatro maltes e lúpulos do tipo Mosaic”.
O Limoncello pontua a referência à tradição italiana de produzir licores reconhecidos mundialmente. A inclusão deste ingrediente na nova cerveja da Bodebrown resultou em um sabor muito refrescante, com notas balanceadas de pães brancos e um explosivo toque frutado, destacado pela leve acidez proveniente do limão siciliano. No olfato, também se nota uma presença cítrica bastante acentuada. Com cor amarelo ouro, possui graduação alcoólica de 6,1% e médio amargor (16 IBUs).
“Os italianos são um povo desbravador, trabalhador e perseverante, que mesmo diante das maiores dificuldades não deixa de encontrar tempo para reunir a família e os amigos para se divertir e saborear a vida”, conta Cavalcanti. “Com este lançamento, procuramos homenagear a força, superação e alegria que marcam a alma ítalo-brasileira”.
A história de um imigrante em particular inspirou a nova cerveja: Francisco Zonta, filho do imigrante Biazo Zonta, que veio para o Brasil em 1887. Francisco é avô de Pedro Joanir Zonta, fundador e presidente do Grupo Condor, rede de supermercados que é parceira da Bodebrown.
Esta segunda criação da premiada cervejaria, a Luppolo Limoncello, reconhece a importância da saga dos imigrantes italianos no Brasil, sua cultura e toda influência na formação do corpo social brasileiro e volta a inspirar uma cerveja da Bodebrown.
Apresentada no formato de latas de 473 ml, ela já pode ser encontrada nas unidades do supermercado Condor Super Center no Paraná e Santa Catarina, na loja da fábrica da Bodebrown e, igualmente, na internet – https://conteudo.loja.bodebrown.com.br/luppolo
Nas palavras do grande poeta: “Quanto maior é a sede, maior é o prazer em satisfazê-la.” (Dante Alighieri).
História
A saga da família Zonta no Brasil começou em 22 de julho de 1887, quando Biazio Zonta deixou a cidade de Cassola, no Vêneto, para recomeçar a vida no Novo Mundo. Junto com a mulher, Catarina, e três filhos, Francisco, Felicità e Anna, foi até o porto de Gênova e de lá embarcou para uma viagem de 33 dias no navio La Savoie em direção ao Brasil. Desembarcaram em Santos e depois tomaram o trem para Curitiba, onde, anos mais tarde, o Condor seria fundado por Pedro Joanir Zonta.
Para contar essa história, a Bodebrown trambém criou um curta metragem, que pode ser assistido na página da cervejaria https://conteudo.loja.bodebrown.com.br/luppolo.
“O vídeo sintetiza esta nossa ação, que tem um caráter cultural, gastronômico, geográfico e histórico”, sintetiza Samuel Cavalcanti.