De acordo com o médico sanitarista e professor da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Gilberto Martin Berguio, pelo cenário atual de crescimento diário de casos, Curitiba deve entrar na terceira “onda” de coronavírus, mais forte que as anteriores.
“A gente caminha para uma nova onda de aumento de casos. O que preocupa é que a gente volta ter aumento de casos já com um patamar elevado de internações e mortes. Já existe uma maior demanda por leitos de internamento e o atendimento para os pacientes ficará ainda mais afetado”, disse em entrevista à Banda B.
Segundo o especialista, o início do frio, e a nova variante indiana da doença são indícios de que a terceira onda deve ser ainda mais intensa que as outras duas.
“É aquele mantra de sempre: só saia de casa quando necessário, mantenha o distanciamento social e use sempre a máscara de forma correta. Evitar aglomeração de todas as formas. Siga essa orientação e não dê bola a orientações tolas que querem desestimular isso. Enquanto não tivermos 70% da população vacinada, todos estão sob risco, além das novas variantes que podem escapar da imunização”, finalizou.