Nesta quinta-feira (12), moradores de mais de 20 bairros da Grande Curitiba podem enfrentar interrupção no abastecimento de água. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou que a manutenção em suas redes pode afetar o fornecimento principalmente em imóveis que não possuem caixa d’água, conforme as normas recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A recomendação é que cada residência tenha uma caixa com capacidade mínima de 500 litros, o que garantiria o abastecimento por até 24 horas durante períodos de interrupção.
Em Colombo, a manutenção programada no transformador de energia da estação de tratamento de São Dimas pode deixar nove bairros sem água. Os trabalhos ocorrerão entre 9h e 15h desta quinta-feira, e a previsão da Sanepar é que o fornecimento seja restabelecido no início da madrugada de sexta-feira (13). Entre os bairros afetados estão Bela Vista, São Dimas, Capivari, Roseira, Colônia Farias, Guaraituba, Monte Castelo, Capivari e Santa Gema.
Além de Colombo, outras cidades da Grande Curitiba também podem sofrer com a falta de água. Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul estão na lista de localidades que terão o abastecimento interrompido em alguns bairros, devido à manutenção na estação de tratamento de São Dimas. Em Campina Grande do Sul, os bairros mais afetados serão São Dimas, Capivari, Monte Castelo, Bella Vista, Roseira, Santa Gema e Nossa Senhora das Graças. Já em Bocaiúva do Sul, os bairros Barra do Capivari, Centro, Cabeça de Anta e Aterradinho poderão enfrentar problemas no abastecimento.
Em Pinhais, uma obra de melhoria na rede de distribuição na Rua Rio Trombetas pode impactar o abastecimento de água no bairro Weissópolis. Os serviços estão programados para começar às 8h30 e se estenderão até as 18h, com a possibilidade de oscilação na pressão da água ou falta temporária de abastecimento.
Já em Fazenda Rio Grande, serviços de manutenção na Rua Cedro, das 14h às 17h, poderão afetar os bairros Nações e Eucaliptos, causando falta d’água temporária ou variações na pressão do abastecimento. A normalização do serviço está prevista para as 19h.
Diante das constantes manutenções e interrupções temporárias no fornecimento de água, a Sanepar reforça a necessidade de que os imóveis tenham caixa d’água com capacidade mínima recomendada. Isso garante maior segurança para os moradores durante eventuais períodos de falta de abastecimento, evitando transtornos no dia a dia.