Conecte-se conosco

Arte

Nova edição do Festin – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná – ocorre de 30 de abril a 13 de maio

Publicado

em

Capa – Espetáculo Monstro e Cia – Cred Lik  Galaverna

A nova edição do Festin – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná, já tem data para acontecer. O festival, cujas edições anteriores ocorreram em 2017 e 2019, na cidade de Cascavel, surgiu com o objetivo de oferecer espetáculos teatrais gratuitos para toda a população cascavelense, com apresentações em vários locais da cidade, como parques, praças, calçadas e salas de teatro. Devido à pandemia causada pela Covid-19, a terceira edição do evento precisou passar por alguns ajustes para que pudesse ser concretizada de forma segura e respeitando todos os protocolos solicitados pela OMS – Organização Mundial de Saúde, priorizando uma programação integralmente online e gratuita, que vai de 30 de abril a 13 de maio, com transmissão pelo perfil oficial do festival no Youtube.

"O formato é inédito, online e reúne todo o conteúdo artístico e de entretenimento com a qualidade já conhecida pelo público, que poderá conferir os espetáculos de todos os lugares do Brasil e também de outros países. Esperamos poder levar um pouco da magia dos palcos para todos as crianças e jovens que nos acompanham do outro lado da tela neste delicado momento de pandemia", explicam Bruna Bayley e Cynthya Borges, produtoras do evento.

Um festival programado para crianças de todas as idades

A programação do Festin reúne espetáculos especiais, que abordam a musicalidade, conscientização ambiental, valorização das lendas folclóricas, fantoches, entre outros temas, além de contação de histórias e momentos de interação com o público, com estreia agendada para o dia 30 de abril, às 20h, com a peça "Um Golinho Só", da Cia Cornucópia de Teatro, de Ribeirão Preto (SP). O espetáculo conta a história da Vila da Pedra Quebrada, um vilarejo onde a água do riacho, que já foi cristalina e abundante, passou a ser suja e escassa. Tudo aconteceu após a chegada dos gananciosos. Mas, com os antigos habitantes do local dizem, resta acreditar que como o dia vem após a noite, a serpente sairá da terra e a água irá brotar do chão. No elenco, Adriana Scanavez, Cinthia Vendruscolo, Fábio Evangelista, Míriam Fontana e Thomas Férez.

Espetáculo Um Golinho Só -Cred Thaís Orsi

No dia 1º de maio, às 10h, é a vez de "Era Uma Vez : Contos, Lendas e Cantias, do Rococó Produções Artísticas e Culturais, de Porto Alegre (RS); que revisita as Lendas de Nossa Senhora Aparecida e do Negrinho do Pastoreio, abrindo espaços para trabalhar a elementos das Culturas Afrodescente e Gaúcha, além de trazer uma reflexão sobre o bullyng, trabalho infantil e aspectos que contribuem na formação da identidade, reunindo cantigas do Cancioneiro Popular Gaúcho e outras originais. No elenco, Henrique Gonçalves e Guilherme Ferrêra. Ainda no sábado (1º), às 16h,  a peça "Monstro e Cia", da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP), conta a história de um menino hostilizado por outras crianças devido à sua aparência diferenciada. O jovem decide fugir e encontra abrigo em uma casa distante e assustadora, onde acaba encontrando moradores bem peculiares e se identificando com os novos companheiros, que o ajudam a redescobrir sua autoconfiança e a ressignificar a palavra "monstro". No elenco, João Francisco Bozzi, Luan Martins de Freitas, Walner William Araújo Cintra e Danilo Alves Lopes.

Já no dia 2 de maio (domingo), às 10h, o "Brincante", da Cia AristoClowntas, do Rio de Janeiro (RJ), traz o palhaço Muzzarela em uma situação irreverente. Ao chegar no teatro para assistir um espetáculo, Muzzarela senta na plateia e só depois se dá conta que ele é o artista, e que os espectadores estão ali para ajudá-lo a encenar a peça, com interatividade e ganhando cores e formas a medida que se desenvolve. No elenco, o ator Rafael Senna; Ainda no domingo (2), às 16h, é vez do espetáculo "A Fada, a Flor e a Princesa", do Teatro da Pedra, de São João del Rei (MG), em que as contadoras de histórias transportam o público para um mundo fantástico de fadas, princesas, madrastas, príncipes, reis, rainhas e seres mágicos por meio de músicas, danças, poemas e brincadeiras. No elenco, Elis Ferreira, Fernanda Nascimento e Gheysla Nascimento.

A contação de histórias continua ao vivo no dia 4 de maio (terça), às 16h

Na sexta-feira (7), às 15h, acontece a primeira Feira de Teatro Infantil do Festin, ao vivo, que consiste em uma rodada de negócios com organizadores e profissionais de festivais de teatro infantil, nacionais e internacionais, que trocarão experiências sobre a realização de seus trabalhos. A responsável pela estrutura da transmissão é a Bebe de Soares, uma das diretoras do Fita Chile, a feira mais importante de teatro infantil na América Latina. Ainda na sexta (7), às 19h30, estreia o espetáculo "Tic-Tac, o Herói do Tempo", da companhia Omar Avarez Títeres, de Buenos Aires (AR), que combina delicados bonecos criados a partir de objetos do cotidiano com projeções feitas em stop-motion, propondo uma aventura romântica repleta de emoção, humor e poesia visual.

Tic Tac é um antigo relógio despertador que, todas as manhãs, dá corda em sua cativante coleção de relógios, em que momentos felizes estão guardados. De repente, ele se vê ameaçado ao receber um presente do ambicioso Wifi, um telefone muito moderno, que pot trás de sua aparência inocente, esconde interesses perigosos que podem complicar sua existência.

Espetáculo O Cravo e a Rosa – Cred Divulgação

No sábado (8), às 10h, é a vez do musical "O Cravo e a Rosa – Uma Nova Canção", do Grupo Paiol, de Arapongas (PR). Criado por Pedro Ziroldo, a partir da famosa canção infantil sobre o relacionamento do Cravo e a Rosa, na tentativa de mudar a  e traz a cultura do pé vermelho em suas músicas originais, poesias e jeito típico dos personagens. No elenco, Heriveuto Souza, Jusciléia Amaral, Michele Nakajima, Pedro Ziroldo e Valdecir Ferreira. "Vida Seca" é o próximo espetáculo a ser apresentado no sábado, às 16h, da CIA Manipuladora de Formas Etc I Tal, de Vavegantes (SC). Inspirado livremente na obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, o espetáculo conta com a tradicional técnica de bonecos de luvas, trazendo personagens abalados pela seca e obrigados a migrar em busca de água, tendo que lidar com a fome e a opressão. No elenco, Didval Batista e Morgana Rodriques da Rosa.

Espetáculo Vida Seca – Cred Leonardo Henrique

Já no domingo (9), às 10h, um café da manhã especial e transmitido ao vivo dá início à programação, em  que o palhaço Drinco (Jefferson Jarcem) realiza uma atividade lúdica e interativa com jovens e adolescentes. Os interessados em participar dessa programação devem se inscrever antecipadamente para receber o cardápio do menu do café, que será o mesmo do apresentador. Às 16h, o misterioso espetáculo "Yaga – Uma História Para Crianças Corajosas", da Severina Cia de Teatro, de Pindamonhangaba (SP), que gira em torno do conto russo "Vasalisa, a sabida", adentrando em uma floresta escura, repleta de desafios e magia rumo à casa da bruxa Baba Yaga, que guarda o fogo especial que as personagens tanto precisam. No elenco, Amanda Leite Atriz, Hérica Ferreira, Laila Romeiro, maria da Conceição Oliveira e Raíssa Lorena Corrêa Araújo.

"A arte tem a capacidade de nos transportar para outro universo, de fazer com que os problemas sejam esquecidos por alguns minutos e, com os ajustes impostos pela pandemia na realização de eventos, temos a oportunidade de levar essa programação especial para todo o Brasil. São espetáculos teatrais, musicais, contação de histórias e outros conteúdos culturais de qualidade voltados para toda a família e disponíveis gratuitamente", finaliza Herica Veryano, diretora pedagógica do Festin.

Os espetáculos ficam disponíveis no canal oficial do festival no Youtube até o dia 13 de maio.

Festin – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná tem patrocínio da Syngenta, apoio do Cascavel JL Shopping e da Amazona Network, com a realização de Bruna Bayley e Cynthya Borges. A apresentação é do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura. Mais informações podem ser conferidas no site oficial (www.festimparana.com.br) ou pelas redes sociais oficiais do evento: Facebook | Instagram.

Programação:

30 de abril  a 6 de maio– 20h – "Um Golinho Só" – Cia Cornucópia de Teatro, de Ribeirão Preto (SP);
1º a 6 de maio  10h- "Era Uma Vez : Contos, Lendas e Cantias -Rococó Produções Artísticas e       Culturais, de Porto Alegre (RS);
                             16h – "Monstro e Cia",da Cia Talagadá Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP);
2 a 6 de maio – 10h – "Brincante", da Cia AristoClowntas, do Rio de Janeiro (RJ);
                     
       16h – "A Fada, a Flor e a Princesa" – do Teatro da Pedra, de São João del Rei (MG);
4 de maio –        10h – Contação de Histórias;
7 a 13 de maio – 15h – Primeira Feira de Teatro Infantil do Festin;
                           
    19h30 – "Tic-Tac, o Herói do Tempo", da companhia Omar Avarez Títeres, de Buenos Aires (AR); 
8 a 13 de maio – 10h – "O Cravo e a Rosa – Uma Nova Canção", do Grupo Paiol, de Arapongas (PR);
                             
  15h  "Vida Seca" , da CIA Manipuladora de Formas Etc I Tal, de Vavegantes (SC);
9 a 13 de maio – 10h – Café da Manhã
                             
 16h – "Yaga – Uma História Para Crianças Corajosas", da Severina Cia de Teatro, de Pindamonhangaba (SP);

Publicidade

Curitibanices9 minutos atrás

Restaurante promove Festivais de caranguejo e paella a vontade em Curitiba

Notícias18 minutos atrás

Mulher cai de paredão e fica gravemente ferida no Morro do Anhangava.

Notícias29 minutos atrás

“Sensacional e inesquecível”, afirma jovem ao voar no balão do Jardim Botânico

Notícias2 horas atrás

Com oferta concentrada em dezembro, lichia é fruta das festas de final de ano

Notícias2 horas atrás

Cantata de Natal do Bairro Novo terá 900 vozes de curitibinhas

Notícias3 horas atrás

Cinco cidades do Paraná não registram morte por Covid-19 há mais de 200 dias

Paraná3 horas atrás

Turismo de Itaipu estreia musical infantil com tema natalino

Paraná3 horas atrás

Dezembro Transparente começa com avanços após Lei Estadual

Notícias3 horas atrás

Crianças das escolas municipais aprendem na programação natalina da cidade

Notícias3 horas atrás

Prefeitura de São Paulo anuncia o cancelamento do Réveillon após variante ômicron

Notícias4 horas atrás

Prefeito de São Paulo cancela a festa de réveillon

Notícias4 horas atrás

Paraná pede reforço da Força Nacional para fiscalização na região de fronteira

Shows4 horas atrás

Sidney Magal anuncia show em Curitiba

Paraná4 horas atrás

Motorista sem habilitação atropela animador da ‘Carreta Furacão’ em Sarandi

Notícias4 horas atrás

Idosa de 61 anos que comandava quadrilha formada pela família acaba presa em operação da polícia

Gastronomia4 horas atrás

Dezembro regado a ostras: 1º Festival de Ostras de Curitiba vai até o dia 25

Notícias4 horas atrás

Thammy Miranda anuncia saída do PL com a chegada de Bolsonaro

Notícias4 horas atrás

Azul inicia venda de passagens para dez novos destinos no Paraná

Notícias4 horas atrás

Infectado dinamarquês com variante ômicron esteve em show com 1,6 mil pessoas

Gastronomia5 horas atrás

Obst. lança ação especial para valorizar a botecagem descomplicada

Notícias3 dias atrás

Novo parque de Curitiba será oito vezes maior do que o Parque Barigui

Notícias1 semana atrás

Vídeo: Macarrão Curitiba promete quatro potes para quem visitar a loja apenas de sunga e se torna sucesso

Notícias2 semanas atrás

Salário mínimo será reajustado em 100% e deve partir do valor de R$ 1,6 mil no Paraná

Notícias2 semanas atrás

Hipermercado Extra anuncia encerramento das atividades com liquidação de estoque em Curitiba

Eventos2 semanas atrás

Voos de balão no Jardim Botânico começam no domingo

Notícias1 semana atrás

Passe o Natal no Resort mais lindo do Brasil, que fica no Paraná

Notícias1 semana atrás

Passeio de carro do Parque Barigui estreia nesta terça-feira (23) em Curitiba

Notícias1 semana atrás

O caranguejo está voltando: Curitiba volta a receber Festival com rodízio a preço único

Eventos2 semanas atrás

Park do Papai Noel será inaugurado neste sábado (20) em São José dos Pinhais

Shows2 semanas atrás

Gratuito: César Menotti e Fabiano participarão da abertura do Natal do Palácio Iguaçu, em Curitiba

Notícias1 semana atrás

Envolvido em confusão, torcedor do Coritiba diz que perdeu o emprego e está sendo ameaçado

Notícias1 semana atrás

Uma colisão frontal gravíssima entre dois carros deixa seis feridos em Curitiba

Arte1 semana atrás

Desfile Mágico de Natal passará por mais de 40 bairros de Curitiba

Notícias2 semanas atrás

McDonald’s é autuado por implantar banheiro multigênero em Bauru

Notícias2 semanas atrás

Moradores de Curitiba poderão ver o maior eclipse lunar do século, isso se o tempo ajudar

Curitibanices2 semanas atrás

Shopping Estação completa 24 anos de história e anuncia 15 inaugurações

Notícias1 semana atrás

Torcedor do Coritiba vai a casa de irmãos athléticanos pedir desculpas por agressão

Notícias6 dias atrás

Moradores da Grande Curitiba reclamam do excesso de multas aplicadas por radares

Notícias1 semana atrás

Corpo encontrado dentro de porta-malas de carro em chamas é identificado

Paraná2 semanas atrás

Uso de cigarro eletrônico e narguilé em ambientes fechados é proibido no Paraná

Gastronomia3 dias atrás

Quintal Hopland oferece gastronomia e chopes especiais em ambiente coberto e, também, ao ar livre

Shows6 dias atrás

Melim faz show em Curitiba nesta sábado (27)

Stereo Pop7 dias atrás

Projeto Palco Aberto na Ópera de Arame promove oficina gratuita de pandeiro

Gastronomia1 semana atrás

360 Bar Lab apresenta coquetéis irreverentes com nomes de bairros de Curitiba

Arte1 semana atrás

Desfile Mágico de Natal passará por mais de 40 bairros de Curitiba

Shows1 semana atrás

Marisa Monte anuncia shows em Curitiba para 2022

Stereo Pop2 semanas atrás

Humberto Gessinger faz show em Curitiba no dia 19 de novembro

Stereo Pop3 semanas atrás

Avril Lavigne lança single inédito. Ouça “Bite Me”

Stereo Pop3 semanas atrás

Disney+ oferece novas assinaturas por R$1,90 até o domingo (14) em comemoração ao Disney+ Day

Stereo Pop3 semanas atrás

“Espíritos Obscuros” aborda questões sobre abuso infantil, lendas indígenas e preservação ambiental

Stereo Pop3 semanas atrás

“Mirador”, do cineasta curitibano Bruno Costa, é premiado em festival de cinema nos Estados Unidos

Stereo Pop3 semanas atrás

“A Crônica Francesa”, novo filme de Wes Anderson, chega aos cinemas no dia 18 de novembro

Stereo Pop3 semanas atrás

“Marighella” é o filme brasileiro mais visto desde o início da pandemia

Stereo Pop4 semanas atrás

“Moonfall”, novo filme-catástrofe do diretor Roland Emmerich, ganha trailer eletrizante

Cinema4 semanas atrás

Filme de cineasta curitibano será exibido em festival de cinema nos Estados Unidos

Eventos1 mês atrás

Bar Crossroads apresenta Rock Halloween com drinks inéditos e música ao vivo

Stereo Pop1 mês atrás

Evento inédito promete ser o maior festival de cultura pop da América Latina

Stereo Pop1 mês atrás

Escrita e produzida por Don Mancini, ‘Chucky’, já está disponível no Star+

Stereo Pop1 mês atrás

‘What We Do in the Shadows’ chega com exclusividade no Star+

Stereo Pop1 mês atrás

Para todos os gostos! 3 lugares para comemorar o Halloween em Curitiba