Não é novidade nenhuma que o universo gamer está em constante processo de evolução.
Gráficos impecáveis, plataformas imersivas, games inclusivos e multissensoriais são algumas das características que podem ser encontradas no mercado atual, que ganhou ainda mais força com a cultura geek no mainstream, que influencia também no cinema, na moda, na música, entre outros.
O Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, encomendou uma pesquisa inédita para o Instituto Datafolha referente ao segmento no País. De acordo com os dados, 44% dos entrevistados jogam todos os dias da semana e 93% consomem vídeos sobre games na internet mensalmente. Entre as plataformas de preferência, 73% preferem os consoles de videogame, já 67% escolheram computadores e 56%, tablets e celulares.
Em Curitiba, Felipe Oliveira, gerente de produtos da 2.A.M. , unidade autônoma da Positivo Tecnologia que fabrica computadores e outros produtos gamers, atua no segmento desde 2009 e confirma o forte crescimento também na capital paranaense.
"Nos últimos meses, surgiram várias ideias, eventos e espaços em grupos de gamers em todo o Paraná, que contam até com o apoio de grandes instituições, como a Universidade Positivo que, além de oferecer curso de jogos digitais, ainda organiza campeonatos internos", comenta. Em 2018, a Positivo Tecnologia teve renda líquida de R$1,9 bilhão. Entre alguns dos produtos da 2.A.M. mais consumidos pelos curitibanos, estão notebooks, como o Challenger, utilizado para jogos, e outros acessórios, como teclado mecânico.
No vídeo: Felipe Oliveira explica as características das linhas de notebook da 2.A.M.
Já no parâmetro Brasil, Oliveira explicou sobre como o mercado geek expandiu para todas as idades."Hoje, muitas pessoas não compram presentes da cultura pop somente para si, mas também para dar de presente. Você consegue encontrar de tudo, desde action figures, camisetas, quadros, canecas, enfim. Muito dessa categoria geek/pop vem dos filmes e séries (games também, mas em menor participação) e, com a maior demanda, o mercado só tende a crescer. A minha mãe, por exemplo, já compra coisas do Batman e do Woody (Toy Story), comprovando que o segmento já ultrapassou até as barreiras de idade".
Ainda de acordo com Felipe, o próximo passo do mercado é trazer jogos ainda mais imersivos e interativos. "A NVIDIA já lançou suas novas placas de vídeo, com mais potência e tecnologias novas, renderizando gráficos cada vez mais bonitos. Os games com certeza serão mais interativos e imersivos, como alguns já trazem aspectos da nossa realidade, com, cada vez mais, interação com outros jogadores", finaliza.