O segundo episódio do podcast XV Cast, produzido pelo Portal XV Curitiba, foi ao ar nesta terça-feira (15) e contou com a presença de Luiz Augusto Silva, o Guto Silva, atual Secretário das Cidades do Paraná. A entrevista, conduzida por Alborghetti Neto e Luciano Carvalho, revelou detalhes da trajetória pessoal e política de Guto, seus planos para o futuro e o foco em projetos estruturantes para o Estado.
Natural de Maringá e radicado em Pato Branco, Guto compartilhou sua entrada tardia na política, aos 32 anos, após atuação como professor universitário e empreendedor na área de comércio exterior. Foi eleito o vereador mais votado da cidade e, a partir dali, construiu uma carreira que o levou ao cargo de deputado estadual e a três secretarias no governo de Ratinho Júnior: Casa Civil, Planejamento e agora Cidades.
Na conversa, Guto ressaltou a missão de aproximar os investimentos dos municípios e destacou a educação como a obra mais importante do governo. Programas como o Talento Tech, que capacita jovens para trabalhar com tecnologia em suas cidades de origem, e o Ganhando o Mundo, que envia estudantes da rede pública ao exterior, foram apresentados como iniciativas que estão transformando realidades no Estado.
Questionado sobre a possibilidade de disputar o governo do Estado em 2026, Guto respondeu com cautela, dizendo-se lisonjeado com a lembrança, mas ressaltando que ainda é cedo para definições. Ele lembrou a experiência frustrada de 2022, quando deixou uma reeleição praticamente garantida como deputado para tentar o Senado, mas acabou ficando fora da disputa após composições partidárias.
O episódio também abordou segurança pública, com Guto enfatizando a importância de investimentos em tecnologia, como o programa Olho Vivo e a Muralha Digital, para ampliar a eficiência policial e a sensação de segurança. Sobre o litoral, ele citou os mais de R$ 3 bilhões em obras como a Ponte de Guaratuba, revitalização de Matinhos e melhorias em Pontal do Paraná como parte de um novo ciclo de desenvolvimento para a região.
Com bom humor e leveza, Guto ainda relembrou o conselho do pai zagueiro que encerrou sua tentativa de ser jogador de futebol: “vai estudar, você não tem intimidade com a bola”. E foi justamente o estudo que o levou a morar fora do Brasil, conhecer outras culturas e formar sua visão de política com foco em planejamento e resultados.