Desde o início da greve, há nove dias, já foram registradas 320 reclamações no site do Procon-PR feitas por consumidores e também por fiscais que visitam os postos em todo o Paraná. O Procon tem uma ferramenta online para receber, especificamente, denúncias relacionadas ao aumento abusivo do preço de combustível no Estado.
De acordo com a diretora do Procon, Claudia Silvano, o órgão está recebendo as denúncias que posteriormente terão tratamento coletivo. “Vamos analisar cada caso e se for comprovada a cobrança abusiva os estabelecimentos podem ser multados e sofrer outras sanções”, afirmou.
Ela disse que é considerada prática abusiva quando os estabelecimentos aumentam o preço do produto de forma injustificada, aproveitando-se de uma determinada situação.
“Por isso é preciso uma vistoria minuciosa para saber quanto o dono do estabelecimento pagou pelo produto e se o preço aplicado ao consumidor é realmente abusivo ou não”, disse.
COMO DENUNCIAR – O Procon-PR orienta que os consumidores devem exigir a nota fiscal com o valor pago por litro de combustível e a quantidade abastecida para possível comprovação de preço abusivo.
As denúncias podem ser feitas pelo site http://www.procon.pr.gov.br/modules/conteudo/denunciaPostos.pp ou pelo telefone 0800-411512. Ou até mesmo diretamente na sede do Procon que fica na Rua Emiliano Perneta, 47, no Centro de Curitiba. O atendimento é feito das 9h às 16h.