No mês em que o Brasil se manifesta a favor das 10 medidas contra a corrupção, o candidato a prefeito Ney Leprevost enaltece a campanha do Ministério Público Federal e reafirma sua declarada simpatia à iniciativa dos procuradores da República que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato, endossada pela Procuradoria-Geral da República.
A campanha contra a corrução é um conjunto de propostas para evitar desvio de verbas públicas e atos de improbidade administrativa. “Sou favorável aos políticos Ficha Limpa, à Lei da Transparência e o cuidado com o bem público e o dinheiro do contribuinte”, disse Ney. Esta atitude do candidato Ney Leprevost vai no caminho contrário do seu opositor, Rafael Greca que declarou “não querer que Curitiba vire a masmorra do juiz Sérgio Moro”.
A campanha reúne 20 anteprojetos de lei que visam regulamentar as dez medidas propostas, entre elas a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos e do Caixa 2, o aumento das penas, a transformação da corrupção de altos valores em crime hediondo e a responsabilização dos partidos políticos, a prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação, a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos, estabelecimento de penas de três a oito anos para crimes de enriquecimento ilícito, passíveis de alteração no caso de delitos menos graves, entre outros.