O pré-candidato ao Governo do Paraná, Roberto Requião (PT) está abandonado até pela esquerda, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) definiu, no último sábado (11/06), em Curitiba, lançar candidatura própria ao governo do Paraná nas eleições de outubro de 2022.
Com ampla maioria, por 15 votos a 4 de integrantes do diretório estadual, a decisão foi acatada em conferência feita com a presença de filiados e filiadas, além da militância partidária e representantes de diversas regiões do Paraná.
Foi definido o nome da professora Angela Machado para concorrer ao governo estadual, e de Laerson Matias para o senado.
Professora da rede pública estadual há mais de 20 anos, feminista e mãe de três filhos, Angela tem relevante atuação no Cursinho de Educação Popular Emancipa (@redeemancipa.pr), na Vila Verde/CIC em Curitiba e no coletivo de mulheres Juntas (@coletivojuntaspr).
Já Laerson Matias é amplamente conhecido pela sua militância ecossocialista no Paraná, além de sua atuação sindicalista e de classe, combatente em todas as lutas camponesas do Oeste do Estado, especialmente por moradia e trabalho.
Na ocasião, também foi votada a tática eleitoral de apoiar no Paraná unicamente candidatos e candidatas do próprio PSOL ou da Rede, partido com quem a legenda forma federação pelos próximos quatro anos.