Conecte-se conosco

Eventos

Natal em Paranaguá projeta nas paredes do Museu de Arqueologia o espetáculo “Um Dia de Natal no Grande Mar Redondo”

Publicado

em

Cred imagens – Divulgação

Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro (sexta, sábado e domingo), a partir das 20 horas, a cidade de Paranaguá recebe a quarta edição do “Natal em Paranaguá”, um espetáculo natalino que mistura teatro, música, 3D e performance nas paredes da fachada do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá (MAE), na Praça Mario Roque, que se transforma em uma grande tela com projeção mapeada. A apresentação abordará um conto exclusivo com o espetáculo “Um Dia de Natal no Grande Mar Redondo”, que apresentará as aventuras de Benedito, um menino curioso que gosta de entender o sentido das coisas e suas reflexões em pontos turísticos de Paranaguá.

Na história, Benedito gosta de acompanhar seu pai nas viagens que faz pelos mares do mundo e, em uma dessas aventuras, o navio atraca no “Grande Mar Redondo”, na cidade de Paranaguá. Nesta viagem especial, sua mãe, que também está presente e é uma excelente confeiteira, irá trabalhar na festa de Natal da cidade, que está toda preparada e decorada para a comemoração. Enquanto os pais de Benedito trabalham, movido por sua curiosidade, ele sai pelas ruas da cidade na busca de compreender o verdadeiro sentido do Natal e o motivo das pessoas falarem tanto em esperança e sobre o sentido da vida nesta época do ano. Em sua peregrinação pela cidade, ele conhece lugares históricos, que o deixam ainda mais intrigado, assiste apresentações artísticas comoventes, ouve mensagens dadas pelos pássaros, quais misteriosamente, consegue compreender. Na oportunidade, Benedito também conhece um senhorzinho muito simpático, que o ajuda a encontrar as respostas para as dúvidas que tinha sobre o Natal. Após toda a sua jornada, Benedito descobre que o clima da data faz total sentido, o motivo dos sentimentos de “família” e “fraternidade”, além do profundo senso de “esperança” que inundam o seu coração. Até que então, ele juntamente de sua família, alguns parnanguaras e artistas da cidade, comemoram juntos um dia especial de Natal na terra do “Grande Mar Redondo”.

Todo o espetáculo contará com recurso de audiodescrição e também com interprete de Libras. A classificação é livre e é recomendado que as pessoas levem suas cadeiras de praias ou cangas para poderem assistir ao espetáculo da praça mais confortavelmente.

Toda a apresentação conta com audiodescrição e interprete de Libras (Divulgação)

O “Natal em Paranaguá” é apresentado pela Cattalini Terminais Marítimos e pela Fertipar Fertilizantes, com patrocínio da Copel e do Governo do Estado do Paraná, com apoio da Rocha Terminais Portuários e Logística, PASA – Paraná Operações Portuárias, Prefeitura Municipal de Paranaguá e Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá A realização é da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo | Governo Federal.


Abertura terá show natalino com o Grupo In-Tom-C – Além da peça especial que mistura palco e projeção, o “Natal em Paranaguá” contará com um show de abertura, com o Quarteto InTom-C, que apresentará um musical voltado à comparação entre o “Natal do caiçara” e o “Natal do restante do mundo”, comprovando e concluindo que o importante é ser Natal. O grupo é formado por músicos independentes que se unem para desenvolver performances musicais temáticas (neste caso o tema é Natal, mas realizam performances com outros temáticas). A formação é flexível conforme a apresentação. Para este projeto, o quarteto é formado por Vanderlem Silva no vocal, Eli Cunha no teclado, Rodolfo Branco na percussão e os baixistas Adri Lopes e Diego Screminn (que revezam na apresentação).


Ficha Técnica “Um Dia de Natal no Grande Mar Redondo”:

Direção de Produção: JMZT – Design Studio.
Direção Artística: JMZT – Design Studio e Barak Studio Dance.
Direção de Teatro: Fabiana Silva Terra Barbosa e Fernanda Silva Terra.
Direção de Vozes: Marcos Celestino Berbet de Lima.
Mix e Efeitos Sonoros: Kaio Victor de Oliveira.
Roteiro: Fabiana Silva Terra Barbosa e Fernanda Silva Terra.
Ator: Anderson Otto Bueno de Morais.
Dançarinos: Jefferson Vinicius Pinheiro Junior,  Alexandre Chaves Moreira, Stephany de Lima Graboski, Maria Eduarda Bernardino dos Santos, Denise Mazzetto.
Vozes: Marcos Celestino Berbet de Lima, Daniele Gonçalves Berbet de Lima, Eder Luís Silva dos Santos.
Criação e Animação de Conteúdo: JMZT – Design Studio e Geraldo Gonçalves.
Maquiagem: Caroline dos Santos Nowakowski e Amanda Assunção Neris.
Projeção e Som:
Lumen Audiovisual.

 

Publicidade