Mesmo após a abertura de 180 novos leitos de UTI exclusivos para covid-19, a quinta-feira (04) inicia com 96% de ocupação no Paraná. Na região oeste do estado, o índice é de 98% dos leitos de UTI ocupados. Em Cascavel, há sete dias não há vagas em UTIs SUS para covid-19.
Em entrevista ao jornal Meio Dia Paraná, da RPC, concedida nesta quinta-feira (4) o secretário estadual da Saúde Beto Preto, afirmou que um dos principais motivos para o agravamento da pandemia no estado é a nova cepa brasileira do novo coronavírus entre a população do Paraná.
“É um momento muito duro. Nós temos equipes que ainda conseguem ampliar mais alguns leitos, por isso precisamos de equipamentos. Mas eu insisto, não é apenas abrir leitos. Na verdade, isso é enxugar gelo. Nós estamos, possivelmente, por estudos da Fiocruz, com a presença da cepa amazônica circulante em nosso meio comunitário e alguns casos têm se acentuado, com evolução muito mais rápida. E pode isso tudo estar ligado, sim, a essa nova cepa P-1, cepa variante amazônica brasileira”, reforçou.